A descoberta feita esta semana pelo jornal impresso Correio Petropolitano, de que um publicitário da cidade pediu na justiça a propriedade de registro da marca “Natal Imperial” no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI), chamou a atenção. Assim como o descaso do poder público com o nome de um dos principais eventos de Petrópolis. Apesar disso, até a tarde desta terça-feira (29) a Prefeitura de Petrópolis não havia se pronunciado sobre o caso.
Em contrapartida, Tiago Almeida Straub, o publicitário que solicitou a propriedade da marca, disse que tomou a decisão como forma de proteger o município, já que o poder público não havia registrado a marca. Ainda de acordo com a nota enviada por Tiago, o pedido dele na justiça para ser proprietário do nome Natal Imperial, foi para assegurar os direitos de Petrópolis. Por isso, ele afirmou também que pretende entregar a propriedade do nome para o município, após o término do processo de registro pelo INPI.
Apesar do pedido feito pelo publicitário na justiça, a prefeitura ainda pode questionar o pedido na justiça, já que o registro está em fase de apresentação da oposição, com o direito de precedência de registro.
No dia 19 de outubro deste ano, o vereador Hingo Hammes apresentou na uma proposta, que foi aprovada em primeira e segunda discussão na Câmara Municipal, para que o nome “Natal Imperial” e o evento em si, fossem incluídos no calendário oficial de Petrópolis. Desta forma a marca e a festa ficariam resguardados como um projeto da cidade, e não de uma gestão municipal específica.
Mas no dia seguinte da aprovação da proposta, foi feito o depósito para garantir o registro de marca no INPI, por parte de Tiago Straub.
Ainda segundo o projeto apresentado por Hingo, a medida também facilitaria a captação de recursos, uma vez que a iniciativa privada quer se associar a eventos consolidados, e de marca reconhecida. No ano passado o evento teve 100% da programação custeada pela iniciativa privada, por meio da Lei Estadual de Incentivo à Cultura (LIC), do Governo do Estado.
Por Gabriel Faxola/Foto: Blog Te Conto Na Volta – https://tecontonavolta.com.br/como-e-o-natal-imperial-em-petropolis/