Uma pesquisa feita pela Confederação Nacional de Transportes (CNT) em todas as rodovias do país, apontou que a BR-040 ocupa a 113ª posição no ranking nacional. O estudo analisa tópicos como a pavimentação, sinalização, geometria da via e pontos críticos. A pesquisa avaliou 510 rodovias estaduais, federais e concedidas. No estado, a BR-040 fica na terceira posição no ranking, atrás da RJ-124 e da BR-116. Já a pior rodovia do estado do rio de janeiro está na posição 479, que é a RJ-148, que começa em Carmo e termina em Nova Friburgo.
Mas, apesar da colocação no ranking, os motoristas que utilizam a BR-040 com frequência, consideram que ela ainda tem muito o que melhorar. “O estado da via está muito precário. A descida é perigosa, a subida é perigosa. Do quilômetro 93 ao 96 é o pior trecho. As curvas são perigosas e a sinalização é precária”, disse a taxista Luiza Candido. O aposentado Antonio Carlos concordo com a falta de sinalização e acredita que os buracos e a falta de manutenção prejudicam a direção. “Os buracos dificultam porque a gente precisa desviar e acaba sendo perigoso. Essa rodovia precisa muito de uma boa manutenção”, disse.
O trecho da BR-040 entre Rio de Janeiro e Juíz de Fora é de responsabilidade da Concer, que teve o prazo anterior de concessão expirado no dia primeiro de 2021. Mas a concessionária se mantém na administração da via por meio de duas liminares concedidas pela Justiça Federal, que são válidas até 2023. A concessão abrange área de nove municípios, um total de pouco mais de 180 quilômetros.
A Concer administra o trecho que liga os estados do Rio e Minas Gerais e um dos eixos rodoviários de integração do sudeste brasileiro. A administração da concessionária já dura quase 27 anos, e é alvo constante de reclamação. Além do valor da tarifa do pedágio, que também é considerada exagerada.
Em 2017, uma cratera abriu às margens da BR-040 e engoliu uma construção de três andares. O buraco de 20 metros de profundidade e 30 metros de diâmetro surgiu após a Concer iniciar a construção de um túnel que seria usado na nova subida da serra, que até hoje não ficou pronta. No ano de 2015, as obras da nova subida da serra já tinham sido paralisadas e este ano, o tribunal de contas da união decidiu manter as obras classificadas no índice de irregularidades graves, com recomendação de paralisação e desvio potencial superior a R$ 277 milhões devido ao sobrepreço. Um novo leilão de concessão da BR-040 está marcado para acontecer no ano que vem.
Por Raphaela Cordeiro