Dezembro é época de reunir a família e celebrar o Natal, mas nem todos tem condições financeiras para montar o banquete da ceia. Por isso, a Central Única das Favelas (CUFA Petrópolis), está com uma campanha de arrecadação de alimentos e brinquedos, em andamento. A CUFA existe há mais de duas décadas no Rio de Janeiro e tem uma sede em Petrópolis.
A coordenadora da central, Roberta Silva, conta que são mais de 11 localidades atendidas com doações de cestas básicas e quentinhas. “Temos 10 grupos espalhados nas comunidades. Atualmente atendemos 2.000 pessoas, 100 destas só no Neylor. Diariamente distribuímos 600 quentinhas para essas famílias”, explica Roberta.
Atualmente a CUFA tem sido patrocinada pelo Consulado da Alemanha no Brasil, e uma empresa, que ajudam com os custos financeiros para a compra de alimentos não perecíveis, fraldas descartáveis além da produção das quentinhas. Segundo a coordenadora, o trabalho é muito importante. Apesar de Petrópolis ser uma cidade imperial, ainda há muitos moradores que ainda ficam sem o que comer. “Muitos moradores vão a pé de bairros no Quitandinha até a sede no centro para buscar quentinha todos os dias. São por essas famílias que continuamos de portas abertas. Para mim é um privilégio fazer parte isso e saber que uma simples doação pode mudar a vida de alguém”, conta a coordenadora.
Atualmente a CUFA Petrópolis conta com 12 voluntários. A central não distribui apenas alimentos, também oferece cursos e aulas de dança, para moradores das comunidades carentes. O objetivo é contribuir para a redução da criminalidade na periferia
A distribuição vai ser feita no dia 22 de dezembro. Quem quiser contribuir com a doação de alimentos ou um valor em dinheiro, pode entrar em contato pelo Instagram: @cufapetrópolis. Também é possível falar diretamente com um dos voluntários, na sede que fica na Av. Dom Pedro I, número 610, no centro de Petrópolis.
Por Larissa Martins