Latrocínio registra maior queda dos últimos 31 anos no estado do Rio de Janeiro

Dados do Instituto de Segurança Pública mostram que, entre janeiro e novembro deste ano, os crimes contra a vida registraram queda no estado do Rio de Janeiro . O latrocínio (conhecido como roubo seguido de morte) apresentou diminuição de 42 por cento. Foram registrados 60 casos em 2022, enquanto em 2021 foram 104 ocorrências. Em Petrópolis, os números são ainda menores. No município foi registrado um caso neste ano.

Os casos de homicidio doloso, quando há intenção de matar, reduziram 6% no estado em comparação a 2021. Neste ano, foram registradas entre janeiro e novembro, 2807 mortes, enquanto no ano passado, foram 3013 ocorrências. O que representa menos 206 vítimas em relação ao mesmo período do ano anterior. Estes foram os menores valores para o acumulado do ano nos três indicadores nos últimos 31 anos. Já em Petrópolis, foram registrados no mesmo período, 17 casos entre janeiro e novembro, e 27 ocorrências em 2021.

Apesar disso, uma parte dos moradores se sentem seguros na cidade. É o caso da funcionária pública, Silvana Milagre. “Eu não posso reclamar da cidade. Nunca tive problemas relacionados à violência ou roubo. Mas admito que quando acontece com outros moradores ou turistas, é escondido”, explica Silvana.

Ainda segundo os dados, as apreensões de fuzis e armas de fogo também apresentaram resultados positivos. De janeiro a novembro, os policiais militares apreenderam 430 fuzis. Ainda foram apreendidas 6.195 armas de fogo desde o início do ano.

De acordo com o ISP, os roubos de rua e de carga também continuam apresentando resultados positivos este ano no estado. Nos 11 meses de 2022, foram registrados 3748 roubos de carga, enquanto no mesmo período de 2021 foram 4110. Em Petrópolis os números são ainda menores,com apenas 2 ocorrencias entre janeiro e novembro deste ano, e uma em 2021.

Já os roubos de rua no estado tiveram redução de 7% este ano com 57.205 casos. Em 2021 foram 61.872. Em petrópolis, entre janeiro e novembro foram registrados 75 roubos de rua, e em 2021 foram 118 casos, uma redução de 36%. Apesar disso, os criminosos ainda fazem vítimas no município.

Uma moradora que não quis se identificar contou que há pouco tempo foi vítima de furto na cidade.” Eu estava na Floriano Peixoto resolvendo alguns problemas. E a minha bolsa é sem zíper, não percebi, mas furtaram meu celular. Quando procurei não estava mais na bolsa. É difícil confiar hoje em dia, mesmo que seja um lugar dito como seguro”, conta a vítima.

O vendedor Leonardo de Oliveira afirma que há a sensação é de falsa segurança. “No centro da cidade temos a sensação de falsa segurança, mas nos bairros vemos os crimes acontecerem. Muitos dos criminosos vem do Rio de Janeiro pra bagunçar Petrópolis, então não podemos confiar”, lamenta o vendedor.

Os roubos de veículos no estado tiveram redução de 1%. Só nesse ano foram 22.970, já no ano passado foram 22.620 casos. Em Petrópolis, segundo o ISP, 10 veículos foram roubados em 2022, enquanto em 2021 foram 9 roubos. Em relação a mortes durante intervenções de agentes, no estado do Rio de Janeiro ,1232 pessoas foram a óbito neste ano, e em 2021 foram 1299 mortes durante as ações policiais. A queda foi de 5%. Petrópolis registrou 5 mortes,durante intervenções de agentes, entre janeiro e novembro deste ano, e em 2021 uma ocorrência foi registrada.

por Larissa Martins

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida