12ª Mostra de Teatro de Petrópolis tem cinco espetáculos selecionados e inicia apresentações no próximo fim de semana

Os cinco espetáculos da 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis já foram selecionados e o público poderá conferir os trabalhos a partir do próximo fim de semana. A Sala de Teatro Afonso Arinos, no Centro de Cultura Raul de Leoni será palco da programação gratuita que começa na próxima sexta-feira (20/1) e segue no sábado (21/1), domingo (22/1) e continua no fim de semana seguinte, nos dias 27, 28, com encerramento no dia 29 de janeiro. As apresentações que acontecem às sextas e sábados serão às 20h e aos domingos, às 18h.

Entre os selecionados estão os espetáculos Independência?!, do FETEPE que abre as apresentações no dia 20/1; Velho Circo Novo Mundo, dos Palhastônicos, que estará em cartaz no dia 21/1; e a produção Amigo Imaginário, com Laércio Motta, poderá ser conferida no domingo, 22/1. No segundo fim de semana de apresentações, o público poderá conferir o espetáculo Raízes, do Coletivo Denegrindo, no dia 27/1; e Contando o Brasil, do grupo Café pra 4, no dia 28/1.

Ao final de cada apresentação será realizado um bate-papo com o elenco e demais artistas com trabalhos selecionados na Mostra. O encerramento, com a entrega dos troféus, será no dia 29/1, quando também haverá show com João Pedro Gomes e Mayara Ferreira, às 18h.

Todos os espetáculos serão filmados e ficarão exibidos em plataforma on-line para que possam ficar registrados e serem acessados posteriormente. A seleção dos trabalhos, feita por equipe curadora, levou em consideração a qualidade artística dos trabalhos inscritos. Todos os classificados serão premiados com o valor de R$ 4 mil e um troféu, feito exclusivamente para esta edição pela artista plástica Flávia Miranda.

Mostra teve grande número de inscritos nesta edição

A Mostra de Teatro, promovida com recursos do Edital Retomada Cultural RJ2 do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, teve nesta edição 65 espetáculos inscritos, entre produções infantis e adultas. “Tivemos excelentes trabalhos inscritos, foi muito difícil selecionar apenas cinco. A Mostra vem se consolidando e é esse nosso objetivo, movimentar cada vez mais a atividade artística da cidade e prestigiar as produções locais”, destacou a atriz e produtora do evento, Simone Gonçalves, do Grupo Teatral Povo do Cafundó,

A organização da Mostra destaca o aumento do número de inscritos deste ano, se comparado com a edição anterior. Em 2021, foram 23 inscritos. “Este tivemos uma grande procura até mesmo com inscrições de produções de outras regiões. Ficamos muito felizes em ver o interesse em participar, mas reforçamos que a Mostra tem como principal característica de contemplar artistas de Petrópolis”, reforçou o produtor Sandro Rabello

Programação (também disponível no site da 12ª Mostra de Teatro de Petrópolis)

Dia 20/1 – às 20h

Espetáculo: Independência?!, do FETEPE

Autor e diretor: Sylvio Costa Filho
Elenco: Andrea Brisson, Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Felipe Marques, Regina Guimarães
Músico convidado: Paulo Peçanha
Sinopse: um espetáculo teatral que retrata os fatos históricos relevantes do Bicentenário da Independência do Brasil, contextualizados com a história de Petrópolis, cuja fundação está intimamente ligada a D. Pedro I.

Dia 21/1 – às 20h

Espetáculo: Velho Circo Novo Mundo, dos Palhastônicos 

Autor: Madson José Carvalho
Diretor:  Direção coletiva
Elenco: Andressa Hazboun, Dalus Gonçalves, Léo Gaviole e Madson José
Sinopse: Três palhaços (Cacareco, Mortandela e Tonico) e uma palhaça (Flotulência) trazem ao picadeiro um espetáculo inspirado em antigos clássicos da poesia, literatura, teatro e cultura popular. A produção utiliza as linguagens do teatro, do circo, da palhaçaria, da música, da dança e da cultura popular brasileira.

Dia 22/1 – às 18h

Espetáculo: Amigo imaginário, com Laércio Motta

Autoria, direção e encenação: Laércio Motta 
Sinopse: a produção solo é desdobramento da peça virtual Tempos Verbais de 2021 e gira em torno do personagem Peterson, que ao perder seu amigo imaginário decide ser médico e passa a se dedicar a cura das dores imaginárias e desenvolve um método para combater a solidão.

Dia 27/1 – às 20h

Espetáculo: Raízes, do Coletivo Denegrindo

Autor: Soninha Maracanã, Yuri Mendes, Nicole Pinheiro e Topre

Diretor: Yuri Mendes e Soninha Maracanã

Cenário e Figurino: Soninha Maracanã

Elenco: Ariel Barbosa, Cleo Fernandes, Leandra Lima, Matheus Teles, Matheus Almeida, Maicon Vianna, Nicole Pinheiro, Soninha Maracanã, Sulamita Costa, Topre, Yuri Mendes e Yago Carvalho.

Sinopse: criado por artistas negros de Petrópolis, o espetáculo tem como objetivo aprofundar o debate racial na cena artística local e enaltecer a cultura afro-brasileira produzida na cidade. O coletivo põe em cena histórias, cantos e saberes ancestrais que são constantemente apagados da nossa história “oficial”, mas que resistem através do tempo, como movimentos de orixás, itãs, cantos vissungos e samba de roda.

Dia 28/1 – às 20h

Espetáculo: Contando o Brasil, do grupo Café pra 4

Autor: Gabriel Candido
Diretor:  Fred Justen
Elenco: Felipe Marques, Gabriel Candido, Matheus Teles e Jonas Raibolt.
Sinopse: O espetáculo propõe um resgate ao folclore brasileiro, conduzido por um grupo de artistas saltimbancos que contam lendas do folclore brasileiro usando música, acrobacias, palhaçaria e outros elementos circenses. Com intenção de divulgar a cultura popular e transmitir a mensagem de preservação ambiental, tão presente nos povos nativos brasileiros.

Dia 29/1 – às 18h

Premiação e show de encerramento “Clássicos do Samba e MPB”, com João Pedro Gomes e Mayara Ferreira: O show apresenta um repertório que passeia por várias vertentes da música popular brasileira. De Cartola até Nelson Calvaquinho, passando por Gilberto Gil e Milton Nascimento.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida