Caso de estupro na Posse reforça aumento no número de casos

O caso de um homem de 25 anos, preso na zona rural da Posse, acusado de estupro de uma menina de 11 anos, na última segunda-feira (16), reforça o alerta sobre o aumento de casos de violência sexual em Petrópolis. Segundo o Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (ISP-RJ), no ano de 2022 foram contabilizados 104 casos de estupro registrados pela 105°DP e 106º DP. Esse número é o maior registrado desde 2019, que apresentou 126 estupros ocorridos na cidade. Após 2019, o ano seguinte (2020) apresentou queda de 25,4%, contabilizando 94 casos e em 2021, os números foram para 97.

Em Petrópolis, o Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), da Prefeitura, é uma das portas de entrada para atendimento às mulheres que sofreram algum tipo de violência, seja sexual, psicológica ou física. Em 2022, o CRAM realizou 1.494 atendimentos, sendo seu recorde até então. Desse número, 430 foram de mulheres vítimas de violência que estiveram no espaço pela primeira vez em busca de auxílio. Em 2021, dos 893 atendimentos realizados pelo CRAM, 389 foram de mulheres que buscaram o local pela primeira vez. Já em 2020, foram 498, sendo 224 iniciais.

Para ser atendida no CRAM, não é necessário ter feito registro de ocorrência nas delegacias do município e deve buscar o local para ter um atendimento multidisciplinar. “Para ter acesso ao serviço, ela pode fazer o agendamento por telefone ou ir direto ao nosso espaço. Porém, não é obrigatório, mas também, caso queira, ela pode registrar a ocorrência em uma das delegacias da cidade e pedir as medidas protetivas”, explica Thaís Gomes, coordenadora do CRAM. O Centro de Referência em Atendimento à Mulher está localizado na Rua Santos Dumont, 100, no prédio anexo ao Centro de Saúde Coletiva.

Por Darques Junior/Foto: internet

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida