Um dos maiores eventos de motociclismo do estado, Imperial Moto Fest chega ao fim

Foi anunciado, nesta semana, o fim do evento Imperial Moto Fest, que acontecia anualmente em Petrópolis, reunindo motociclistas de todo o Brasil. A justificativa para o encerramento do evento, seria a falta de apoio e recursos. No mês de outubro, o encontro já chegou a reunir 35 mil pessoas, em um fim de semana, no Parque de Exposições de Itaipava.

O Imperial Moto Fest era organizado pela Associação de Motociclistas de Petrópolis (AMP), que chegou a ter 13 clubes associados e também foi extinta no início deste ano. A notícia foi recebida com muita tristeza por aqueles que participam de todas as edições. “É muito triste você saber que um evento é encerrado. O evento motociclístico como um todo é uma família que se reúne, enche hotéis, comércios, gera impostos e alegria. Quando você perde um evento desse por falta de apoio, é muito triste”, disse o divulgador de eventos, fotógrafo e videomaker Roberto Leal.

Roberto participava há anos da cobertura do evento e tem guardadas inúmeras fotos e vídeos feitos durantes as edições. Já Alcemir faz parte do motoclube Legião Laranja, que nasceu durante a edição de 2018, do Imperial Moto Fest. “É uma perda muito grande. O simbolismo do mês de outubro, em termos de eventos de motociclismo, no estado do Rio é o Imperial Moto Fest. A gente lamenta demais essa perda”, disse o enfermeiro Alcemir Ávila.

Em outubro do ano passado, aconteceu a 11ª edição do Imperial Moto Fest. Em 2019, ele foi apontado como o melhor evento do estado do Rio. E não só os motociclistas, mas o evento também atraia turistas e moradores da região, movimentando a economia local, com hotéis, pousadas e restaurantes.

A AMP alegou enfrentar dificuldades na realização do último encontro, o que levou a diretoria a acabar com a associação e deixar de realizar o encontro. De acordo com a Prefeitura de Petrópolis, no ano passado, o município isentou o pagamento do aluguel do Parque Municipal e pagou os custos de iluminação, som, grades e a instalação elétrica das barracas. Mas, as taxas cobradas pelo Corpo de Bombeiros, que ficam em torno de R$ 10 mil, também foram um obstáculo além do aumento nas diárias dos hotéis durante o Imperial Moto Fest, o que possivelmente afastaria a vinda de mais visitantes.

Por Raphaela Cordeiro

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida