Há poucos dias do início do ano letivo, a prefeitura de Petrópolis por meio da Secretaria de Educação tem realizado a troca da gestão de algumas unidades da cidade. No entanto, a alteração das diretorias gerou críticas a gestão municipal. Pelas redes sociais a vereadora Gilda Beatriz e o deputado estadual eleito, Yuri Moura, criticaram a iniciativa. Na publicação feito no Instagram, Yuri ressalta “Inaceitável o desrespeito ao processo democrático de escolha das direções das unidades de ensino em Petrópolis. Profissionais de educação não podem ser perseguidas, comunidades escolares não podem ter suas escolas desrespeitadas e as unidades de ensino não podem sofrer interferência a partir do gabinete da secretaria de educação. Estamos, junto ao @sepe.petropolis, cobrando explicações!”,.
Já a vereadora Gilda Beatriz, disse que parte das gestões recebem apenas o comunicado. “Através de um simples comunicado, as diretoras foram informadas que perderiam seus cargos e que seria também trocada o restante da equipe gestora. Casos como o das escolas de Nogueira, Vila Rica, do Centro, o Crei, o C.E.I. de Araras, Rotary, Johann Noel e Nilton Santiago são apenas alguns dos atingidos por esse ato”, afirmou.
Em nota, a Secretaria de Educação informou que está reavaliando a direção de algumas unidades escolares seguindo critérios técnicos de gestão administrativa e pedagógica.