Os vereadores Júnior Coruja (PSD) e Léo França (PSB) disseram ontem (14), ao Correio Petropolitano, que também querem a saída da Concer, mas se preocupam com a administração do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit). Os parlamentares criticam a administração do Dnit na BR-495, que liga Petrópolis a Teresópolis, e também parte da Estrada União e Indústria, entre a Barão do Rio Branco até Pedro do Rio.
“Tirar a Concer e colocar o Dnit, na minha opinião, não é o melhor caminho”, afirmou o presidente da Câmara, Júnior Coruja. “Acho que tinha que ter uma nova licitação, de uma outra empresa e colocar no papel algumas coisas para a Concer cumprir o que não cumpre”.
Léo França disse que vai propor a criação de uma comissão para marcar uma audiência pública com representantes da segurança, do município e governo federal, para debater a questão. “O Dnit, muito mal consegue administrar esse trecho pequeno [Estrada União e Indústria]. Se tira a Concer, sem nenhum tipo de estudo ou programa firmado com os bombeiros, se acontecer algum tipo de acidente na Serra, como faremos para acionar socorro?”, questionou.
O contrato de concessão da Concer terminaria em 2021, mas a concessionária conseguiu na justiça a extensão do prazo, que se encerraria nesta quarta (15). Na terça-feira (13), no entanto, mais uma liminar suspendendo o fim da administração foi obtida pela empresa, com validade até o julgamento do mérito da ação em que a Concer alega desequilíbrio econômico-financeiro no contrato com a União.
“Esta decisão é uma afronta à população e a todos os que lutam, há tanto tempo, por melhorias na estrada. Petrópolis está bem no meio do trecho concedido e depende quase que integralmente da estrada para deslocamento dos próprios petropolitanos e também dos visitantes e turistas. Isso sem falar na circulação de bens e insumos. Esse nó em que se transformou o contrato com a Concer está impactando diretamente de forma negativa na vida da população”, criticou o vereador Hingo Hammes, que vem acompanhando de perto a situação da estrada e já esteve tanto no Governo Federal, com o então deputado Hugo Leal, quanto no Governo Estadual, com o governador Cláudio Castro e o secretário de Estado de Transporte e Mobilidade Urbana, Washington Reis, pedindo apoio para garantir soluções para os problemas da estrada.
Procurado sobre as críticas dos vereadores, o Dnit não retornou o contato até o fechamento desta edição.