Como evitar lesões durante o Carnaval

Depois de dois anos de pandemia, a população já pode reviver a alegria do Carnaval durante o percurso dos blocos. No entanto, com o esforço físico realizado nesse período, a quantidade de lesões aumenta. Por isso, é preciso tomar alguns cuidados para prevenir possíveis contusões.

De acordo com Alexandre Castelo Branco, fisioterapeuta e professor de Fisioterapia da Estácio, as lesões mais comuns são nos membros que mais utilizamos durante a folia. “Considerando que nossas pernas sustentam o peso do nosso corpo, é comum ocorrerem lesões em tornozelos e joelhos. Além disso, a coluna, em especial o segmento lombar, também costuma pagar um preço alto”, explica.

O fisioterapeuta também explica que o folião deve optar por calçados confortáveis para evitar danos nas regiões mais suscetíveis. A recomendação é o uso de um tênis confortável, pois acomoda melhor os pés e ajuda a amortecer os impactos nas articulações.

Uma dica importante, segundo o especialista, é alongar bem o corpo antes de cair na folia. “Antes de sair de casa, é indicado realizar exercícios de alongamento da coluna e dos membros inferiores, como coxas, pernas e pés. Isso vai ajudar bastante a minimizar lesões. Reservar 30 minutinhos e realizar esse alongamento, sem dúvidas, protege nosso corpo e evita dores e desconfortos depois de um dia intenso de comemoração”, orienta.

Além disso, o fisioterapeuta reforça a importância de consumir bastante líquido durante as festas. “Outra dica importante é não esquecer de beber bastante água, já que a hidratação é essencial para o bom funcionamento de nossos músculos e ossos”, finaliza.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida