Por Larissa Martins
Quem passa pela Praça de Corrêas, aos domingos, tem se deparado com diferentes atividades culturais que são oferecidas gratuitamente aos moradores. O objetivo da ação é fomentar a cultura e atividades lúdicas na região. Atualmente três projetos estão em andamento, um deles é a “morada dos livros”, onde livros de diversos gêneros são disponibilizados gratuitamente na praça. Os moradores podem pegar um livro emprestado e doar outro para que qualquer pessoa continue tendo acesso à cultura.
O presidente da associação de moradores, Sérgio Mattos, explica sobre outros projetos desenvolvidos na região. “Temos o projeto Corrêas Cultural uma vez por mês, aos domingos, onde oferecemos apresentações musicais e leitura para as crianças. Temos também a coletiva seletiva, que ensina para o descarte correto dos materiais recicláveis. Com a arrecadação de tampinhas utilizamos o dinheiro para pagar o tratamento veterinário de animais, os quais os donos não têm condições financeiras”, explica.
Para arrecadar ainda mais recursos financeiros para que seja possível realizar melhorias na localidade, uma campanha foi criada. O Dia do Pix acontece todo dia 15, quando os moradores podem ajudar financeiramente doando 10 reais à associação. No mês de fevereiro foram arrecadados mais de 500 reais.
De acordo com o presidente da associação, atualmente, as atividades físicas na academia pública da praça de Corrêas, estão sendo retomadas aos poucos. Os encontros são realizados todas as terças e quintas-feiras. A academia havia sido fechada durante a pandemia, para evitar a transmissão da covid 19. “Com o retorno muitas pessoas tem participado e também se interessado em doar os materiais recicláveis para o projeto de coleta seletiva”, conclui.