Imagens: Wendel Fernandes, Cristyano Oliveira, Alyson fpv, Eduardo Mendonça, Adriano Mendonça – Equipe Avelar Sports
Com a expectativa de realizar a maior corrida de Mountain Bike da história do estado do Rio de Janeiro, os 1.200 participantes de mais de 10 países seguem em busca pelos pontos para o ranking de classificação para os Jogos Olímpicos de 2024.
As primeiras etapas começaram no Villa Itaipava Resort & Conventions, na tarde de sexta-feira, 10, se estenderam ao longo de todo o dia de sábado e terminam neste domingo, 12, com os principais nomes da modalidade.
A competição é fruto da parceria entre o atleta Henrique Avancini, a organizadora de eventos Avelar Sports e a Prefeitura de Petrópolis e vai distribuir 105 pontos, que podem ser fundamentais para a classificação da modalidade para os Jogos de Paris-2024.
Esta é a terceira edição da competição, no país. As anteriores aconteceram em Santana dos Montes, em Minas Gerais, nos anos de 2020 e 2021. “O evento é a continuidade da Copa do Mundo de Mountain Bike, realizada em Petrópolis, no ano passado. Recebemos atletas do mundo inteiro e, nessa ocasião, vimos a possibilidade de sediar novas competições. Esta será mais uma oportunidade de projetarmos a nossa cidade para todo o mundo pois o evento será transmitido por canais de vários países”, explica o secretário de Esportes, Rafael Simão.
A Avelar Sports e Henrique Avancini também confirmaram na semana seguinte ao Desafio de Gigantes um projeto para atletas do alto rendimento ciclismo, que mistura mentoria e imersão com nomes que fazem a diferença na modalidade.
A Imersão & Mentoria Gigantes Camp é inédito no segmento e também será o Resort Villa Itaipava. Os mentores serão Henrique Avancini, Alesandra Dutra, Hélio Souza, Danilo Barros e Felipe Stanford.