Nudecs de Petrópolis tem atuação garantida por Decreto

Decreto publicado no Diário Oficial do dia 24 de fevereiro reconhece a atuação dos Núcleos Comunitários de Defesa Civil, os Nudecs. Na prática, é a garantia de que os grupos continuarão exercendo seu papel fundamental para ser um canal de prevenção às catástrofes e comunicação entre os moradores, independente da gestão.

Atualmente são 26 Nudecs, que atendem a 77 comunidades. O texto que garante os Nudecs como uma atividade perene do município, reconhece o trabalho nas comunidades – em especial as que são mapeadas como de risco – que preparam moradores para situações de emergência, além de promoverem atividades de sensibilização e mudança nos hábitos.

Cabe à Secretaria de Proteção e Defesa Civil organizar e promover os núcleos, oferecendo cursos de capacitação aos voluntários. A área de abrangência será definida pela secretaria e pelo Conselho Municipal de Proteção e Defesa Civil, levando em consideração o Plano Municipal de Redução de Riscos e a Política Municipal de Proteção e Defesa Civil.

O secretário de Defesa Civil, Gil Kempers, destaca a importância de representantes próximos aos moradores, que são como ferramentas importantes na cultura de resiliência e na estruturação de uma rede de proteção eficiente.

Conheça os Nudecs

Os Nudecs foram instituídos em Petrópolis a partir de 2002. Na gestão atual, Petrópolis ampliou o espaço da contribuição da comunidade. Os núcleos são responsáveis por ajudar a preparar os moradores locais para situações de emergência, promover atividades de conscientização coletiva e mudança nos hábitos que possam evitar e/ou reduzir ocorrências de desastres, conforme o conhecimento adquirido em reuniões constantes com integrantes da Defesa Civil e no Conselho de Defesa Civil – criado pela atual gestão, no ano passado.

Related posts

Bombeiros militares RJ resgatam duas crianças sob escombros em Petrópolis

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava