Visita técnica foi feita na sexta-feira pelo coordenador do projeto do governo do Estado
Técnicos do Programa Segurança Presente estiveram em Petrópolis na manhã de sexta-feira, 10/03, avaliando pontos estratégicos para a implantação do programa na cidade. A visita técnica atende a um pedido do deputado estadual Bernardo Rossi, que requisitou o reforço na segurança da cidade ao governador Cláudio Castro. O Segurança Presente é um modelo de abordagem de proximidade que complementa a atuação da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro. Com o objetivo de promover ações de segurança pública, cidadania e atendimento social, as operações visam um ambiente mais seguro e acolhedor aos moradores, comerciantes e turistas das regiões onde atua.
“O Major Constâncio, coordenador do Segurança Presente, está em Petrópolis hoje (sexta) para fazer a avaliação técnica que irá determinar como o projeto irá funcionar em nossa cidade. Agradeço ao governador Cláudio Castro, que prontamente acolheu a demanda que apresentamos, reafirmando a atenção e cuidado com a nossa Petrópolis”, assinala o deputado Bernardo Rossi, que agradece também ao apoio do secretário de Governo, Chico Machado.
O coordenador do Segurança Presente, Major Constâncio, explica que as operações contam com equipes de 18 policiais – 14 atuando nas ruas e quatro na coordenação. O efetivo é distribuído em duas viaturas de passeio, seis motos, além de uma dupla para ronda à pé ou de bicicleta. As operações também contam com uma van, utilizada como base avançada.
“As operações do Segurança Presente são voltadas às regiões com grande fluxo de pessoas, áreas comerciais e turísticas. É um modelo de abordagem de proximidade, que alcança índices muito positivos, com redução estatística de criminalidade entre 70% e 80%”, explica Major Constâncio.
A intenção em Petrópolis é de que o trabalho comece no Centro da cidade, podendo ser estendido posteriormente ao distrito de Itaipava e bairros.