Secretário Estadual de Transportes realiza visita técnica a BR-040 para dar seguimento ao projeto da ligação Bingen-Quitandinha

Texto e Fotos: Raphaela Cordeiro

Na manhã desta sexta-feira (10), o Secretário Estadual de Transportes, Washington Reis, esteve em Petrópolis para realizar uma visita técnica na BR-040. De acordo com ele, o Governo Estadual está comprometido em tirar do papel o projeto de ligação entre as regiões do Bingen e do Quitandinha, em Petrópolis. O projeto já é promessa há muitos anos e auxiliaria na mobilidade urbana da cidade, que hoje vive um verdadeiro caos no trânsito.


“Vamos tirar o povo do engarrafamento. As pessoas moram dentro de seus veículos passando horas e mais horas no trânsito. A população perde muito tempo podendo estar em casa, no trabalho ou no lazer. Nós vamos fazer esse investimento determinado pelo governador Cláudio Castro para melhorar as condições de vida da população”, disse o Secretário Estadual de Transportes, Washington Reis.


A visita também foi acompanhada pelo Deputado Estadual, Bernardo Rossi, que se comprometeu em cobrar que o projeto saia do papel. Em janeiro do ano passado uma fase de testes da ligação Bingen-Quintandinha chegou a ser anunciado, mas até hoje nada foi feito. Isso porque na época, não havia a assinatura de um termo de cooperação técnica entre a Prefeitura de Petrópolis, a Polícia Rodoviária Federal (PRF), o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e a Agência Nacional de Transportes (ANTT).


“Na verdade a reversão ainda não aconteceu justamente por questões burocráticas, porque a obra em sim não é de grandes impactos. Além de ser importante para o morador do Bingen e do Quitandinha, essa obra acaba tirando um número de carros muito grande do Centro da cidade. Isso vai tornar tudo mais fácil e rápido. Com certeza vai ser de grande valia para a nossa cidade”, disse o Deputado Estadual, Bernardo Rossi.


O projeto prevê a instalação da ligação das duas regiões, através da entrada da localidade do amazonas, às margens da BR-040. A região seria o acesso dos motoristas que vierem do bingen para o Quitandinha. No Parque São Vicente, os veículos voltam a acessar a BR-040, em direção ao Quitandinha. Ainda de acordo com o projeto, será construída uma passarela para pedestres, antes do túnel, e serão feitas intervenções na pista de saída do Parque São Vicente.


A ligação também faz parte de um dos lotes do projeto da Nova Subida da Serra, obra que foi paralisada no ano de 2016. A retomada destas obras foi outra promessa feita pelo secretário estadual para trazer ainda mais mobilidade urbana para região e diminuir o tempo que os motoristas passam em congestionamentos. “Nós pedimos que essa obra fosse feita pelo Governo Federal, dando em torno de R$ 1,150 bilhão com toda revitalização e duplicação da subida da serra. Vai ter monitoramento com câmeras de reconhecimento facial, identificação de veículos e outros”, disse o secretário.


A visita também foi acompanhada por um representante da Concer, concessionária responsável pelo trecho entre Juiz de Fora e Rio de Janeiro, da BR-040. No mês passado, uma nova decisão judicial prorrogou, mais uma vez, o contrato com a concessionária, que tinha previsão de encerrar no dia 15 de fevereiro deste ano. O contrato foi prorrogado até o julgamento do mérito do caso, que ainda não tem data prevista.

Related posts

Vice-governador do Rio deixa cargo para assumir vaga no TCE

Audiência Pública debate instalação de Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher em Petrópolis

Câmara Municipal institui Frente Parlamentar Antirracista