Divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz, o boletim InfoGripe desta semana apontou aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave no país, com destaque para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro, na região Sudeste do país. A análise aponta os dados da semana epidemiológica nove, que avaliou os cenários do país entre os dias 26 de fevereiro e quatro de março. De acordo com o boletim, a tendência de crescimento de casos entre os adultos, em alguns estados, e desaceleração entre crianças e jovens.
Entretanto, não foi possível identificar qual vírus foi o causador do aumento de casos da síndrome, em crianças e adolescentes. Em relação aos adultos, a covid-19 tem se destacado quanto ao número de contaminações. Das 27 Unidades Federativas, 18 estados apresentam tendência de crescimento a longo prazo, ou seja, quando considerada as últimas quatro semanas. Entre elas, o Rio de Janeiro.
O boletim ainda aponta que 91,4% dos casos registrados, nesse período, são de covid-19. Por isso, o pesquisador ressalta a importância da vacinação para alterar o cenário. “É importante manter a caderneta de vacinação em dia, conforme as doses disponibilizadas para cada faixa etária, para que, em casos de contaminação, não haja hospitalizações e avanço para estágios mais graves da doença”, conclui Marcelo Gomes.
Atualmente, Petrópolis contém 160 casos ativos da doença, 10 internações em leitos clínicos e 12 casos estão sob análise. Até o momento, 88,86% da população, tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, 86,04% a segunda dose, 54,37% a terceira dose, e apenas 28,02% a quarta dose do imunizante.
Por Richard Stoltzenburg/ Foto: Thomaz Silva – Agência Brasil