Boletim InfoGripe aponta aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave

Divulgado semanalmente pela Fundação Oswaldo Cruz, o boletim InfoGripe desta semana apontou aumento de casos de síndrome respiratória aguda grave no país, com destaque para o estado de São Paulo e Rio de Janeiro, na região Sudeste do país. A análise aponta os dados da semana epidemiológica nove, que avaliou os cenários do país entre os dias 26 de fevereiro e quatro de março. De acordo com o boletim, a tendência de crescimento de casos entre os adultos, em alguns estados, e desaceleração entre crianças e jovens.

Entretanto, não foi possível identificar qual vírus foi o causador do aumento de casos da síndrome, em crianças e adolescentes. Em relação aos adultos, a covid-19 tem se destacado quanto ao número de contaminações. Das 27 Unidades Federativas, 18 estados apresentam tendência de crescimento a longo prazo, ou seja, quando considerada as últimas quatro semanas. Entre elas, o Rio de Janeiro.

O boletim ainda aponta que 91,4% dos casos registrados, nesse período, são de covid-19. Por isso, o pesquisador ressalta a importância da vacinação para alterar o cenário. “É importante manter a caderneta de vacinação em dia, conforme as doses disponibilizadas para cada faixa etária, para que, em casos de contaminação, não haja hospitalizações e avanço para estágios mais graves da doença”, conclui Marcelo Gomes.

Atualmente, Petrópolis contém 160 casos ativos da doença, 10 internações em leitos clínicos e 12 casos estão sob análise. Até o momento, 88,86% da população, tomou a primeira dose da vacina contra a covid-19, 86,04% a segunda dose, 54,37% a terceira dose, e apenas 28,02% a quarta dose do imunizante.

Por Richard Stoltzenburg/ Foto: Thomaz Silva – Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida