Orquestra Sinfônica Jovem do Rio de Janeiro realiza apresentação na Praça da Liberdade

Durante as comemorações no aniversário de Petrópolis, a Orquestra Sinfônica de Jovens do Rio de Janeiro (OSJRJ), realizou nesta quinta-feira (16), uma apresentação na praça da Liberdade. A orquestra conta com jovens e adolescentes entre 15 e 24 anos de todo o Estado. A apresentação, dedicada ao aniversário de 180 anos de Petrópolis, começou às 13h e terminou às 15h.

A orquestra iniciou os trabalhos na década de oitenta, e durante sete anos, fez diversas apresentações e foi criada por meio do programa social “Música do Brasil” e tem como objetivo principal possibilitar a inclusão social e o acesso a arte e a música, no entanto, o projeto foi interrompido e retomado apenas em 2014.

Maestro há seis anos, Raphael Macedo, conta sobre a importância do projeto e a apresentação realizada na cidade imperial. “É um projeto muito importante e que tira diversos jovens de ambientes ruins. Foi uma apresentação especial, até porque, comecei minha carreira musical aqui na cidade. O sentimento é de dever cumprido”, afirma.

Gabriel Veloso é petropolitano e conta como a música tem a capacidade de transformar a vida. “Comecei no projeto há 12 anos e ingresse para a orquestra. A música transformou minha vida e parte disso é por conta do projeto. Pude visitar à Espanha e a Argentina, para apresentações”, comenta.

Para a mãe de Gabriel, Maria Veloso, o sentimento é de orgulho. “Ele começou muito novo na música e sempre o apoiamos. Foi maravilhosa a apresentação e estamos muito felizes”, esclarece. A programação na cidade segue até o fim de semana. Nessa sexta-feira (17), o Museu Imperial, que completou 80 anos, junto com a cidade, inaugura a exposição “A Petrópolis do Museu Imperial”. O evento está previsto para começar às 10h.

Por Richard Stoltzenburg

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida