Nesta quinta-feira (30), o Serviço Social Autônomo Hospital Alcides Carneiro (Sehac) formalizou a contratação de mais uma turma de pessoas com deficiência (PCDs) para atuar no HAC. Com a chegada de 12 novos funcionários, o número de PCDs trabalhando no hospital, que em dezembro de 2021 era de apenas 42, agora chega a 65, integrando pessoas com deficiência física, visual, mental, surdos e também reabilitados.
O trabalho de inclusão social que vem sendo desenvolvido no HAC pela Prefeitura, por meio do Sehac, fez com que a cota de funcionários PCDs saltasse de 3,6% em dezembro de 2021, para 5% em março de 2023, atingindo o estabelecido pela legislação federal. Com a medida, 33 setores do HAC e das Upas Centro, Cascatinha e Itaipava já contam com PCDs em seus quadros e a previsão é de que esse número seja ainda maior em breve.
HAC será o primeiro hospital da região serrana a contar com intérprete de LIBRAS para pacientes e funcionários
Outra novidade importante anunciada nesta quinta-feira foi a contratação de uma intérprete de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). Além de atuar na integração dos funcionários, a intérprete também trabalhará diretamente na facilitação da comunicação com os pacientes, visitantes e acompanhantes surdos. Com essa medida, o Hospital Alcides Carneiro se torna o primeiro hospital público da região serrana a oferecer esse tipo de atendimento especializado na inclusão de pessoas com deficiência.