Foram quase 70 toneladas de alimentos e onze tipos de pescado comercializados durante os três dias da tradicional feira do pescado, que antecede a Semana Santa. Nesta sexta-feira (07), as 25 barracas na Rua Visconde de Souza Franco, no Centro de Petrópolis ficaram movimentadas.
Quem deixou para comprar os peixes de última hora, como a dona de casa Maria Glória, se surpreendeu com a qualidade dos produtos. “Vale a pena pagar um pouco mais caro para comprar produtos de qualidade. Aqui a gente consegue ver que está tudo fresquinho, limpo, são peixes melhores”, explicou.
A cabelereira Jussara Tré também saiu de casa cedo para comprar um peixe cavalinha para comer com camarão, e garante que além de um produto de qualidade é muito importante apoiar o comércio local. “O petropolitano deve prestigiar os comerciantes locais, com a sociedade unida conseguimos nos reerguer muito mais fácil. Para o município é extremamente importante essa movimentação na economia”, disse.
Desde a quarta-feira (05) a prefeitura deu o suporte aos feirantes com as barracas, limpeza e pontos de água. Os comerciantes ainda contaram com a orientação da vigilância sanitária para o manuseio correto do pescado.
Durante toda Feira do Pescado, o Procon de Petrópolis realizou ações itinerantes para fiscalizar a qualidade dos produtos. Entre os itens analisados estão: os preços, se estavam afixados em local visível; a utilização de equipamentos de higiene como toucas e luvas; o acondicionamento dos peixes e a atenção para o momento da pesagem.
O feirante Guilherme da Silva comemorou que durante os três dias não houve chuva. “Graças a Deus o resultado foi positivo e sem a chuva ficou mais fácil de trabalhar, o público teve uma flexibilidade maior no horário sem nenhuma preocupação”, respondeu.
No último dia os petropolitanos puderam adquirir os produtos entre as 06h às 14h. E apesar dos resultados não serem superiores aos de 2022, Andreia Rocha, que também é feirante ficou feliz com as vendas realizadas. “Deu tudo certo! Espero que nos próximos dias o resultado seja igual ou superior à 2023. Queria agradecer a toda população, para que ano que vem eles venham nos prestigiar novamente”, finalizou Andreia.
Por Gabriel Faxola