Cuidados com o pré e pós-operatório da cirurgia bariátrica são fundamentais para resultados positivos, aponta cirurgião plástico

Segundo dados da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica, o Brasil é o segundo colocado no ranking mundial desse tipo de cirurgia. O número de operações para redução de peso cresceu 275% nos últimos sete anos. Mas para a realização do procedimento e para que os resultados sejam positivos é preciso tomar alguns cuidados, tanto no pré quanto no pós-operatório, principalmente para aqueles pacientes que vão precisar fazer a cirurgia plástica para a retirada do excesso de pele.

“Para que a cirurgia plástica após o procedimento tenha resultados positivos é preciso que os pacientes tomem algumas medidas a curto e longo prazo, tanto para a readaptação do organismo quanto para manter a redução do peso proporcionada pela operação”, frisou o cirurgião plástico, Marcelo Frazão.

O volume de peso perdido com a bariátrica pode decorrer em diferentes graus de flacidez e excesso de pele em algumas áreas do corpo, como abdômen, braços, seios e membros superiores e inferiores. A espera pela retirada desse excesso de pele geralmente pode variar entre 12 e 24 meses. “Esse período é necessário porque depois da bariátrica o corpo perde uma série de proteínas e nutrientes devido ao rápido emagrecimento, e os quadros de anemia são frequentes”, explicou Marcelo Frazão.

Além das recomendações, o paciente também precisa ficar atento sobre a escolha do profissional que fará o procedimento. “A cirurgia plástica pós-bariátrica é um procedimento invasivo, que requer uma série de cuidados, por isso a escolha do profissional, que deve ter capacidade e ser qualificado, é fundamental. Procure sempre especialistas credenciados pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica”, ressaltou o cirurgião plástico.

Formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF), Marcelo Frazão é médico titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e cirurgião plástico do corpo clínico do Hospital Santa Teresa (HST). O profissional participa ativamente de congressos, jornadas, simpósios e cursos de atualização em Cirurgia Plástica a fim de oferecer aos seus pacientes um tratamento personalizado e de excelência com técnicas cirúrgicas consagradas mundialmente.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida