Equipes da Secretaria de Proteção e Defesa Civil e da Coordenadoria de Planejamento e Gestão Estratégica se reuniram com técnicos da empresa Theopratique, que venceu a licitação pela atualização do Plano Municipal de Redução de Riscos (PMRR).
O objetivo do Plano Municipal de Redução de Riscos é a educação de desastres em Petrópolis através da localização de áreas suscetíveis a deslizamentos de terras e rochas, enchentes e inundações. Conforme a edição do atual PMRR, a qual o município norteia suas ações, foram apontados 96 setores de riscos nas 19 regiões geográficas constituídas.
Mas segundo o secretário de Defesa Civil do município, o atual cenário de risco de Petrópolis foi alterado após as catástrofes climáticas de 2022. “Foi imposta uma nova realidade de desastres, aumentando consideravelmente a vulnerabilidade local, gerando 13.125 ocorrências registradas e atendidas no período de fevereiro a outubro de 2022”, concluiu o secretário de Proteção e Defesa Civil, tenente-coronel Gil Kempers.