Por Leandra Lima*
A Biblioteca Central Municipal Gabriela Mistral reabriu ao público nesta terça-feira (11) com todo o acervo disponível para a utilização. O evento de reabertura segue até o dia 13 e conta com atrações para o público infantil, como contações de história e peças de teatro, tendo todos os temas relacionados à leitura. A biblioteca estava fechada para o público por conta de obras e reorganização dos acervos que foram atingidos nas fortes chuvas de 2022. A reforma foi feita pela Prefeitura, através do Instituto Municipal de Cultura (IMC) e, agora, os espaços revitalizados estão preparados para o uso.
A programação de retomada das atividades da biblioteca faz parte do incentivo e valorização da cena cultural de Petrópolis, todas as ações são gratuitas e aberta ao público.
Nesta terça-feira, as crianças da Escola Maria Campos da Silva foram fazer uma visita ao novo espaço e aproveitar as ocupações artísticas que foram iniciadas com o grupo de teatro povo do cafundó que estreou com a peça infantil “Dona Sofia e suas poesias”. Nela é contada a história de uma senhora apaixonada por livros e seu desejo de disseminar essa paixão para todos. As professoras da escola falam da importância de as crianças ocuparem espaços de cultura como a biblioteca e o teatro, isto as ajuda a despertar o interesse pela leitura e arte.
As atividades na biblioteca começaram na cidade em 1876, e o local é um marco na história, já que lá se encontram documentos e artefatos importantes para Petrópolis. Hoje, depois de restaurado, o acervo conta com mais de cem mil volumes, entre eles, artigos periódicos, livros, audiolivros e arquivos históricos.
A Biblioteca Municipal Gabriela Mistral funciona de segunda à sexta-feira, das 9h às 17h, o arquivo histórico fica disponível no mesmo horário. O espaço fica no Centro de Cultura Raul de Leoni, no Centro.
(*estagiária sob supervisão de Luana Motta)
Foto: Leandra Lima