O prefeito Rubens Bomtempo autorizou a compra de equipamentos de vídeo monitoramento interno para as 45 unidades de ensino do município que ainda não contam com o serviço. A aquisição dos aparelhos, na ordem de R$ 588 mil, será realizada pela Secretaria de Educação. A expectativa é de que todo o processo, entre compra e instalação, seja concluído em, aproximadamente, 30 dias.
Embora já estivesse incluído no plano de metas da Educação, a medida integra, ainda, o conjunto de ações que está sendo elaborado pela Prefeitura, para fortalecer cada vez mais a segurança nas escolas. Segundo a prefeitura, das 190 escolas e centros de educação infantil, 145 contam com o sistema, e uma das metas estabelecidas para 2023 era de que o monitoramento por câmeras abrangesse todas as unidades ainda neste ano.
Outra medida anunciada foi a criação do Grupo de Trabalho (GT) Multidisciplinar de Prevenção e Enfrentamento à Violência nas Escolas, que reúne órgãos da Prefeitura e outras instituições, também envolvidas com o tema.
A primeira reunião aconteceu na semana passada, com a presença do CMDCA (Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), Polícia Militar, Ministério Público, Conselho Tutelar, Sepe (Sindicato Estadual dos Profissionais da Educação) e o sindicato das escolas particulares.
São elas: câmeras em todas as escolas; integração dessas câmeras ao Cimop (Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis); a instalação do botão do pânico nas escolas (para acionar autoridades em caso de necessidade de ajuda); investimento na Ronda Escolar; a retomada do programa ProPaz (Promotores da Paz); uniforme para todos os alunos e funcionários (para que um visitante seja mais facilmente identificado); ampliação do quadro de profissionais multidisciplinares na promoção da cultura da paz (psicólogos, assistentes sociais etc.); ampliação do programa Petrópolis da Paz; o fortalecimento do programa Todos Contra o Bullying; e a mediação escolar de conflitos.