Agora é lei: pessoas com síndrome de Down terão carteira de identificação

Pessoas com síndrome de Down terão, em Petrópolis, uma carteirinha de identificação especial. O documento será criado agora, a partir da sanção da lei 8.541, de 13 de abril de 2023, de autoria da vereadora Gilda Beatriz. O objetivo é garantir a atenção integral, o pronto atendimento e a prioridade de atendimento e de acesso nos serviços públicos e privados, em especial nas áreas da saúde, da educação e da assistência social.

A vereadora autora do projeto destacou a importância da iniciativa. “É necessário que esses avanços sejam consolidados através de políticas públicas eficientes voltadas à inclusão da pessoa com síndrome de Down na sociedade, no espírito do que manda a Lei Brasileira de Inclusão (LBI). Por isso, a expedição da carteira de identificação para Pessoa com Síndrome de Down é extremamente importante”, explicou.

Cabe ao município definir como será a expedição do documento. A Carteira de Identificação da Pessoa com Síndrome de Down será oferecida sem qualquer custo, a requerimento do interessado ou seu representante legal, acompanhado de laudo médico, confirmando o diagnóstico com a Classificação de Estatística Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde (CID-10), bem como dos demais documentos exigidos pelo órgão municipal competente.

Deverá conter nome completo, filiação, local e data de nascimento, número da carteira de identidade civil e número de inscrição no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF do identificado. Também deverá ter fotografia e assinatura ou impressão digital, além de endereço residencial, telefone e/ou e-mail do responsável legal ou do cuidador.

Foto: arquivo

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida