O vandalismo está prejudicando um dos cartões-postais da cidade. Recentemente, 90 mudas de ipês amarelos – árvore-símbolo da cidade – tinham sido plantados ao longo da Avenida Koeler, nas margens do Rio Quitandinha. Mas seis desses exemplares foram arrancados, quebrados ou danificados por criminosos na última semana. A Prefeitura informou que vai iniciar, nos próximos dias, o replantio dessas árvores.
O plantio dos ipês foi fruto de um Termo de Compromisso Ambiental assinado entre a Prefeitura e um empreendimento que precisou fazer supressão de árvores no seu terreno, tendo parte da compensação transformada em serviço ambiental. A lei estabelece, para estas compensações ambientais, sejam usadas espécies da mata atlântica.
Sobre o Ipê Amarelo
Ipê amarelo é o nome popular de algumas espécies de árvores da região Sul e Sudeste do Brasil, pertencentes à família botânica Bignoniaceae, gênero Tabebuia, que também compreende espécies com flores de cor branca, roxa, rosa ou lilás.
As árvores desta espécie proporcionam um belo espetáculo com sua bela floração e podem ser vistas em vários locais de Petrópolis.
Foto: divulgação