Petrópolis é bicampeão brasileiro na modalidade juvenil do Hóquei de patins e também é tricampeão brasileiro na modalidade adulta feminina. Com esses títulos, a cidade é referência nacional e mundial no esporte, como por exemplo, a base da seleção brasileira feminina é toda composta por atletas petropolitanas.
A prática do esporte no município começou em 1929 e para quem se interessa por ele, Petrópolis conta com uma escola gratuita de Hóquei de patins. O projeto sediado na Casa de Portugal e teve início em 1995. Ano de inauguração do ginásio do clube.
As aulas gratuitas acontecem três vezes por semana, todas as sextas-feiras, das 16h às 20h da noite. Para atletas que disputam campeonatos, aos sábados, de 14h às 19h, e domingos, de 9h à 12h30. O treinador e criador do projeto, Ricardo Bouchardet, enfatiza ainda que os equipamentos são disponibilizados de maneira individual para os interessados. Para fazer parte do projeto basta ir ao local e procurar um dos responsáveis.
Bouchardet afirma não ter idade limite para poder começar as atividades. “Crianças a partir de 5 anos já podem entrar no projeto. Lá eu tenho alunos desde os 5 anos até alguns pais que participam das aulas junto com os seus filhos”, informou.
Ricardo também é o atual treinador da seleção brasileira, e reforça a importância da prática do esporte. “Eu tenho alguns atletas com problemas físicos, psicológicos e de relacionamento. E o hóquei ajuda a desenvolver muito mais rápido a parte motora das crianças e auxilia-los nas relações”, disse Bouchardet.
A Casa de Portugal também disputou no ano passado o campeonato Intercontinental de Hóquei, em San Juan, na Argentina. A equipe terminou a competição em segundo lugar. E disputou em 2016 o Mundial no Chile.
Por Gabriel Rattes (Estagiário sob supervisão)
Foto: Divulgação / @ricardobouchardet