Câmera Municipal de Petrópolis cobra do executivo, que atendimento de paciente com sofrimento ou transtorno mental, seja feito em hospital geral

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou na última semana (dia 14) Indicação Legislativa do vereador Dr. Mauro Peralta que cobra do governo municipal o cumprimento de legislação federal que prevê o atendimento de urgência de pacientes com sofrimento ou transtorno mental em hospital geral.

O parlamentar explica que a portaria federal que disciplina a questão considera leva em conta exatamente o fato de que estas pessoas têm problemas de saúde que são comuns aos demais pacientes, havendo, portanto, necessidade de unidade de saúde apta a tratar este paciente de maneira integral.

“A lei federal é clara: diz que o atendimento em hospital psiquiátrico tem que ser feita em hospital geral. Se o paciente tiver uma apendicite, por exemplo, faz o que? É errado direcionar o paciente para uma unidade exclusiva de saúde mental”, frisou o autor da proposta, lembrando que nem sempre o problema que leva o paciente à urgência ou emergência tem relação direta com a saúde mental.

A Indicação, agora, será encaminhada ao Poder Executivo.

Foto: arquivo TVC

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida