Com ações de fiscalização da Lei Seca consolidadas e com bons resultados, a Secretaria de Estado de Governo – Segov, dá passos além para construir uma cultura de responsabilidade no trânsito. Desde que assumiu o comando da Segov, Bernardo Rossi determinou que ações de conscientização sejam intensificadas em municípios de todo Estado, por meio do projeto Escola Nota 10 da Lei Seca.
O trabalho de conscientização e educação para o trânsito, que tem o apoio do governador Cláudio Castro, alcançou em pouco mais dois meses mais de 6.500 crianças e adolescentes da rede estadual de ensino. As equipes percorrem escolas em todas as regiões do Estado. Esta semana a equipe do Escola Nota 10 da Lei Seca está no município de Cordeiro.
“Estamos completando 15 anos da Lei Seca com números positivos, redução de acidentes e mortes, em função da fiscalização. Mas queremos ir além e construir a cultura de um trânsito mais seguro. Para isso além de ações de conscientização com operações em grandes eventos, estádios de futebol, locais de grande concentração de pessoas e palestras em empresas, estamos levando a conscientização nas escolas para municípios do interior”, explica o secretário de Governo Bernardo Rossi.
Em dois meses o Escola Nota 10 da Lei Seca levou conscientização para estudantes de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Areal, São José do Vale do Rio Preto, Três Rio, Paraíba do Sul, Búzios, São Pedro da Aldeia, entre outros.
Os alunos participam de palestras, assistem vídeos com orientações sobre segurança no trânsito e alertas sobre os riscos da associação de álcool e direção. As equipes realizam atividades interativas que ajudam os estudantes a compreenderem o impacto do álcool sobre o condutor. Agentes PCDs também compartilham com os estudantes as experiências de vida, relatando acidentes que os levaram a ficar em cadeiras de rodas.
“É um trabalho de conscientização muito importante com crianças e adolescentes que em breve serão condutores. Os agentes PCDs tem um papel fundamental pois os relatos deles despertam a reflexão. Os estudantes entendem de forma clara e imediata os riscos da associação de álcool e direção, entre outros riscos”, pontua Bernardo Rossi.
O programa será levado a todos os municípios do Estado. Entre os que já estão no cronograma estão: Carmo, Duas Barras, Macuco, Bom Jardim, Cantagalo e Comendador Levy Gasparian.
“Acredito que a conscientização é o melhor caminho para construirmos a cultura de um trânsito mais seguro”, afirma o secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi.
Foto: divulgação