Balões caem e causam incêndio florestal no Parque Nacional da Serra dos Órgãos

Um incêndio de grandes proporções atingiu o Parque Nacional da Serra dos Órgãos (Parnaso), nos campos de altitude do Açu neste domingo (25). De acordo com informações da equipe do Parnaso, ainda não se sabe ao certo a extensão da área atingida.

O primeiro combate foi realizado por equipes do Parnaso. Em seguida, equipes da brigada de incêndios do Instituto Chico Mendes de Biodiversidade (ICMBio), Corpo de Bombeiros e do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente (Ibama) trabalharam no incêndio e as chamas foram contidas ainda no domingo. Foi utilizada uma aeronave do Corpo de Bombeiros para o transporte de todos os combatentes.

Foi informado ainda que o incêndio foi causado por dois balões que caíram na região. Os balões foram encontrados pelas equipes que combateram as chamas. Vale destacar que a soltura de balões é proibida e é enquadrada como crime na Lei de Crimes Ambientais. A principal preocupação das equipes era de que as chamas alastrassem com ainda maior facilidade, chegando ao abrigo de montanha do ICMBio, no Açu, por conta da direção do vento.

Nesta segunda-feira (26), as equipes do Parque Nacional da Serra dos Órgão realizaram o monitoramento e rescaldo da área atingida.

Por Raphaela Cordeiro/Foto: reprodução

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida