No último final de semana começou em Petrópolis a 34ª edição da Bauernfest, Festa do Colono Alemão. O evento que busca valorizar a gastronomia e cultura alemã atraiu um grande público tanto de moradores quanto de turistas, e valorizou o trabalho de grandes e pequenos comerciantes locais.
O evento voltou a sua normalidade após não ter sido promovido em 2020, ter ocorrido de forma online em 2021 e ter sido realizado fora de época em 2022. Esse ano, além da tradicional Rua Alfredo Pachá, o evento contou com programação em diversos locais. “Além do tradicional Palácio de Cristal, a Praça da Liberdade possui programação infantil, e as Casas Petrópolis e Steffan Zweig também estão com programação. Além disso, vamos para os distritos de Cascatinha, Itaipava, Pedro do Rio e Posse. Haverá programação especial ainda Rua Teresa”, disse Charles Rossi, membro do Conselho Municipal de Turismo.
Comércio
Para o comércio alguns vendedores puderam aproveitar o movimento positivo tanto de turistas quanto de moradores, é o que comenta a confeiteira Beatriz Neves, um dos donos da B&C Cuisine Pâtisserie que está com uma barraca montada na Rua Teresa. “O primeiro final de semana foi bom principalmente no sábado, que teve mais movimento. A maioria eram turistas e o movimento foi bom tanto para eles, quanto para os lojistas. Todos estavam no clima da Bauernfest”, disse a confeiteira.
No Centro do evento no Palácio de Cristal também houve comerciante feliz com o resultado, Kadu de Paula, vendedor destacou o forte movimento no primeiro final de semana e comentou sobre a importância da festa para a cidade. “A Bauernfest é a festa mais importante para a cidade e para o empreendedor. A festa beneficia de todos os lados, além dos empregos diretos, temos toda uma cadeia de produção indireta, esse dinheiro que vem de fora é muito importante para os empresários e seus funcionários”, comentou o vendedor.
Charles Rossi também destacou o impacto econômico do evento segundo ele, mais de duas mil pessoas trabalham durante o período, “Ela traz um benefício muito grande econômico para cidade ela emprega na cidade nas barracas, só de dançarinos temos mais de 400 pessoas”, relata o representante.
Turismo
Para o turismo o evento também foi benéfico, todo ano a festa atrai um valioso público de fora da cidade e esse ano não foi diferente, a guia turística Raquel Neves destacou a importância de voltar a ver tantos turistas na cidade após as chuvas de 2022. “Economicamente, é fundamental para todos nós. Passamos por muitas dificuldades, mas conseguimos superá-las, ver a cidade cheia de turistas pra nós é sinônimo de esperança”, relata a guia, que ainda completa que a procura por profissionais da área está forte.
Por Guilherme Mattos/Foto: Reprodução instagram Bauernfest