Promotoria de Petrópolis terá nesta terça audiência no curso da ação que busca garantir uniformes aos alunos da rede pública de ensino

O Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro, por meio da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, atuará, na tarde desta terça-feira (27/06), em audiência de conciliação na ação civil pública ajuizada em face do município de Petrópolis, com o objetivo de garantir uniformes escolares aos alunos da rede municipal de ensino. A audiência será realizada na Vara da Infância de Petrópolis e ganha contornos ainda mais relevantes nesta estação do ano, marcada pelo frio intenso na região serrana fluminense, época em que os alunos precisam de agasalhos.

“Além disso, é preciso ressaltar a importância da questão no âmbito da segurança nas escolas, uma vez que o uso dos uniformes ajuda na identificação das crianças”, pontua a promotora Vanessa Katz, titular da 2ª Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva do Núcleo Petrópolis, que fala ainda da expectativa em relação à audiência desta terça-feira. “Buscaremos, na audiência, sensibilizar o município para a necessidade de fornecimento gratuito dos uniformes, principalmente agora, no inverno”, aponta.

A ACP, ajuizada em 24/10 do ano passado, requer que Petrópolis inclua no projeto de Lei Orçamentária Anual para o exercício de 2023 dotação destinada à aquisição de uniformes escolares completos para todos os alunos da rede pública municipal; apresentando termo de referência quanto aos itens do uniforme escolar que deverão ser adquiridos, além do procedimento licitatório destinado à aquisição dos uniformes escolares completos. O inquérito que originou a ACP foi instaurado partir de notícia de que os alunos seriam impedidos de frequentar as aulas na Escola Municipal Professora Jandira Peixoto Bordignon, caso não estivessem uniformizados.

Processo nº 0809130-78.2022.8.19.0042

Por MPRJ/Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida