Agosto Lilás: campanha de combate à violência contra a mulher, em Petrópolis, marca os 17 anos da Lei Maria da Penha

No mês de agosto, Petrópolis se veste de lilás para lembrar os 17 anos da Lei Maria da Penha, uma das mais importantes legislações de enfrentamento à violência contra a mulher no Brasil. A Prefeitura, por meio do Centro de Referência em Atendimento à Mulher (CRAM), em parceria com o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (Comdim), promove a campanha “Agosto Lilás” com o objetivo de conscientizar e empoderar as mulheres em situação de vulnerabilidade, além de promover ações dentro das comunidades.

A campanha oferece uma extensa programação ao longo de todo o mês, com atividades como rodas de conversa, palestras, panfletagem, oficinas e cursos.

Além de dar visibilidade à Lei Maria da Penha, a campanha também destaca os serviços especializados disponíveis na rede de atendimento às mulheres em situação de violência. Informações sobre como buscar ajuda e suporte serão fornecidas para encorajar as vítimas e a comunidade em geral a denunciar e combater qualquer forma de agressão.

A secretária de Chefe do Gabinete e presidente do Comdim, Luciane Bomtempo, ressaltou a importância da luta contra a violência de gênero. “Com união e empatia, vamos realizar essa manifestação durante todo o mês de agosto para disseminar uma mensagem clara e consciente. A violência contra a mulher é inaceitável e todos devem assumir a responsabilidade de construir uma sociedade mais justa e igualitária, onde a segurança e o respeito sejam direitos garantidos à todas as mulheres”, ressalta.

Thaís Justem Gomes, coordenadora do CRAM, enfatiza que é preciso encorajar as vítimas a buscarem ajuda e romperem o ciclo de violência. “Com essa programação buscamos, também, divulgar o trabalho do CRAM que é um espaço de acolhimento e atendimento integral a mulher em situação de violência, que trabalha com a autonomia da mulher e busca construir junto dela alternativas. Outro objetivo é fomentar a criação de redes de proteção para que as mulheres se fortaleçam”, destaca

Programação Agosto Lilás

04/08- CRAM- 14h30- Palestra da OAB Mulher sobre Violência Doméstica.
07/08 – 9h- Casa dos Conselhos: Palestra Juventude e o Enfrentamento da violência doméstica.
07/08- 18h – Panfletaço no Terminal Centro sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.
08/08- 9h – Palestra na Academia da Saúde do Castelo São Manoel para usuárias do serviço.
09/08 – 14h – Pedágio Areal/Petrópolis – Roda de conversa com funcionários da Concer sobre violência doméstica.
10/08 – 18h – Casa dos Conselhos – Reunião Ordinária do Comdim. Programação especial do aniversário da Lei Maria da Penha e do Agosto Dourado.
12/08 – 9h às 17h – Dia Mulher no bairro Mosela com programação especial.
14/08 – 9h às 12h – Cram – Oficina de encadernação para mulheres.
14/08 – 18h – Centro de Cultura – Evento “Tecendo Redes: a Luta contra a violência doméstica”. Programação especial do aniversário da Lei Maria da Penha.
15/08 – 19h30 – Curso Mulheres em Movimento para moradoras da Vila Rica
16/08 – 13h15 – Empresa Braziline – Palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Rede de enfrentamento à violência para a empresa privada.
16/08- 18h – Panfletaço no terminal Corrêas sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.
17/08 – 10h – Casa dos Conselhos – Capacitação para os Comitês de Prevenção e Enfrentamento à Violência Contra as Mulheres das repartições públicas.
19/08 – 9h – Café da Manhã e Roda de Conversa com moradoras da comunidade São João Batista, com a participação do Cram e do Comdim
21/08 – 9h às 12h – Cram – Oficina de encadernação para mulheres.
21/08 – 9h às 12h – Ambulatório Escola: Equipe do Cram leva informações sobre a Lei Maria da Penha, ciclo da violência doméstica e tipos de violência.
22/08 – 18h – Palestra na OAB sobre Lei Maria da Penha.
26/08 – 9h – Café da manhã das conselheiras do Comdim e lideranças comunitárias no Sítio São Luiz (Retiro).
27/08 – 9h – Caminhada Agosto Lilás – Concentração na sede da Prefeitura.
28/08 – 8h – Panfletaço no terminal itaipava sobre assédio e a campanha do Agosto Lilás.
28/08 – 14h30 – Palestra sobre a Lei Maria da Penha e a Rede de enfrentamento à Violência para a empresa privada.
29/08 – 14h – Escola Leonardo Boff (Estrada do Contorno) – Roda de conversa sobre Violência Doméstica.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida