Petrópolis recebe o 1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo

O evento, nos dias 12 e 13 de agosto, no Palácio de Cristal, terá espaço especial dedicado a Santos Dumont

Moedas, medalhas e outros objetos de coleção estarão em exposição e à venda no Palácio de Cristal, durante o 1º Encontro e Numismática e Multicolecionismo de Petrópolis. O evento, organizado pela Rocha Numismática, com apoio da Prefeitura de Petrópolis, será realizado nos dias 12 e 13 de agosto, das 9h às 18h, e vai contar, ainda com um espaço especial em homenagem a Santos Dumont, pelos 150 anos do Pai da Aviação. A entrada é gratuita. Os Visitantes também vão poder levar seus itens de coleção para avaliação e, quem sabe, serem comprados pelos colecionadores.

Para quem nunca ouviu falar, numismática é o termo utilizado para descrever o estudo das moedas, medalhas e cédula, nome derivado do latim “numisma”, que significa moeda. Uma ciência antiga, mas que segue mais atual do que nunca. Aproximadamente 15 expositores irão expor moedas, cédulas, medalhas, selos e todo tipo de material para armazenar as peças, além de catálogos e outros equipamentos para colecionadores.

“Organizamos este evento depois de inúmeros pedidos de colecionadores de diversas regiões do estado do Rio de Janeiro. Petrópolis é uma cidade de grande relevância histórica no cenário nacional e não poderia ficar de fora. Nosso objetivo é incentivar a interação entre os colecionadores e promover numismática como ferramenta cultural e de reinterpretação da nossa história”, ressaltou o coordenador da Região Sudeste da Sociedade Brasileira de Numismática, Felipe Rocha.

Na coleção de Felipe, que estará em exposição e disponível para venda e troca, destaque para as moedas do Terceiro Sistema do Império do Brasil. Moedas de prata, cunhadas no Brasil, que circularam entre 1848 e 1889, ano da Proclamação da República. “Estou levando a coleção completa e que é o meu xodó”, disse Felipe. Além disso, várias moedas, cédulas, medalhas e selos em homenagem à Dom Pedro II também estão no acervo do evento.

O evento vai contar com um espaço dedicado a Santos Dumont, com objetos de multicolecionismo, como moedas, medalhas, cédulas, cartões de telefone, estampas do sabonete Eucalol, além de documentos. Esta parte da exposição conta com itens do colecionador e presidente da Sociedade Brasileira de Numismática, Gilberto Tenor.

Este será um dos 17 encontros realizados em 2023, em diferentes cidades do Rio de Janeiro, como a capital, Búzios, Paraty, Teresópolis, Vassouras, entre outras. Nos dois dias de evento, o público vai poder conhecer diferentes moedas, medalhas e selos e adquirir objetos na Feira de Antiguidades.

Especialistas na área vão ministrar palestras sobre numismática para o público em geral e alunos da rede municipal de ensino, que vão receber moedas, cédulas e outros objetos, como incentivo a iniciarem as suas coleções. O evento é aberto para troca entre os colecionadores, além de avaliação e possível compra de itens de coleções dos visitantes.

Os Encontros já fazem parte do calendário da Sociedade Brasileira de Numismática e, nesta edição, tem apoio do Petrópolis Convention & Visitores Bureau e da Prefeitura de Petrópolis.

“Este é mais um grande evento que chega à nossa cidade, onde vamos também ter a oportunidade de apresentar a nossa pluralidade de atrativos para os colecionadores de várias partes do Brasil e visitantes, neste evento tão fascinante e que reconta a nossa história por meio do muticolecionismo”, ressaltou a secretária de Turismo, Silvia Guedon.

SERVIÇO
1º Encontro de Numismática e Multicolecionismo
Local: Palácio de Cristal
Data: 12 e 13 de Agosto
Horário: 9h às 18h
Entrada gratuita

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida