A aba de transparência do site da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans) está desatualizada. Em meio a problemas relacionados ao transporte e trânsito da cidade, a população não consegue encontrar informações importantes no site, como dados do funcionamento do pátio de apreensões no Morin.
A última atualização da aba em que traz relatórios do funcionamento do pátio do Morin é de julho de 2021. O documento, naquela ocasião, trazia informações sobre a arrecadação do local e dados de veículos apreendidos por estacionamento irregular ou em blitz da Polícia Militar.
A companhia está sem contrato para reboque. A licitação, que previa a contratação de uma nova empresa, foi revogada pelo diretor-presidente da CPTrans, Thiago Damaceno, no dia 23 de junho. Enquanto isso, somam-se reclamações relacionadas ao estacionamento irregular. As empresas de ônibus informam, todos os dias, ao menos duas linhas impactadas pelo problema.
Ontem (16), por exemplo, um carro estacionado no meio da rua atrapalhou as viagens da linha 468 – Oswero Villaça, na região do Alto da Serra. O coletivo ficou uma hora preso no bairro e perdeu duas viagens.
“O estacionamento irregular é um grande entrave para a mobilidade. É essencial que haja maior fiscalização, mas também é preciso promover ações de conscientização da população. É importante que as pessoas entendam que a ação de um um, muitas vezes, prejudica milhares de pessoas”, disse o vereador Hingo Hammes (União), presidente da Comissão de Transporte e Mobilidade da Câmara.
Outro problema é em relação ao próprio transporte público. Na terça-feira (15), um ônibus da viação Petro Ita apresentou falha mecânica na entrada da Rua Santos Dumont, no Centro. O problema fez com que o trânsito do entorno fosse prejudicado. As quebras são problemas recorrentes.
Na Estrada da Fazenda Inglesa, outro problema de trânsito que também já é comum aos moradores. Um caminhão ficou agarrado na Curva do Cotovelo e causou o bloqueio da via. As linhas de ônibus que atendem a região também precisaram ser desviadas pelo Bingen.
Procurada, a CPTrans não respondeu até o fechamento desta edição.
Texto e foto: Wellington Daniel