Prefeitura de Petrópolis atrasa pagamento dos editais da lei Paulo Gustavo

Richard Stoltzenburg

A prefeitura de Petrópolis está com o pagamento dos editais da Lei Paulo Gustavo, atrasado. A informação foi confirmada após encaminhadas a redação. O Correio Petropolitano apurou que o pagamento das chamadas públicas 6 e 7, que deveriam ter sido pagas no último dia três de março, ainda não foi realizado pela prefeitura de Petrópolis.

O município recebeu R$ 2,3 milhões do Governo Federal por meio da Lei Paulo Gustavo, que foram disponibilizados em nove chamadas públicas. Os chamamentos foram encerrados em novembro de 2023 e de acordo com o cronograma, os pagamentos deveriam ter sido iniciados este mês.

Os editais foram publicados pelo Instituto Municipal de Cultura, em setembro do ano passado e a participação era aberta para agentes culturais que atuassem e residissem em Petrópolis, por pelos menos dois anos. De acordo com o Conselho Municipal de Cultura, a verba será utilizada com a finalidade de descentralizar os projetos culturais e fomentar o setor e produtores dos distritos.

Também está atrasado o pagamento da chamada pública 3, em que o prazo se estendia até a última quarta-feira (7). Os editais da lei Paulo Gustavo foram para as categorias premiação de salas de cinema e criação de novos espaços de exibição; seleção de projetos de capacitação, cineclubes, festivais, preservação, publicações e produção de vídeo de divulgação para a Petrópolis Film Comission; e seleção de projetos culturais com protagonismo de mulheres, pessoas LGBTQIA+, pessoas negras, pessoas com deficiência, pessoas com mais de 60 anos e povos tradicionais.

O prazo de pagamento também é curto para as chamadas públicas 2, 4 e 8, visto que o prazo final para o pagamento se estende até o próximo dia 12, mas a prefeitura não tem previsão para disponibilizar as verbas. O Correio Petropolitano questionou a prefeitura sobre os atrasos e se há previsão para o pagamento, mas não obtivemos retorno. O Ministério da Cultura informou que está apurando o caso.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida