Mulheres podem levar acompanhantes para consultas e exames ginecológicos

Na última semana, foi aprovado na Câmara Municipal, um projeto de lei que assegura às mulheres o direito a ter um acompanhante, ou seja, uma pessoa escolhida por ela, nas consultas e exames ginecológicos dentro de estabelecimentos públicos e privados de saúde do município de Petrópolis. O projeto é de autoria dos vereadores Hingo Hammes e Gilda Beatriz. O objeto segue para sanção do Executivo. 

De acordo com o texto, todos os estabelecimentos de saúde, privados ou públicos, deverão informar às pacientes sobre o direito, colocando informativos em locais visíveis e de fácil acesso a elas, garantindo assim sua plena ciência e exercício. O descumprimento poderá acarretar penalidades severas tanto para funcionários públicos quanto para estabelecimentos de saúde privados. 

As penalidades incluem advertência ou multa, cujo valor varia de R$ 1.000,00 a R$ 10.000,00, dobrada na reincidência e sujeita a atualizações anuais conforme o Índice Nacional de Preços ao Consumidor – INPC/IBGE. A Prefeitura fará a fiscalização da lei e também ficará autorizada a elevar em até cinco vezes o valor da multa cominada, caso julgue necessário diante da capacidade econômica do autuado.

Gilda Beatriz fala que o projeto trará mais segurança às mulheres, inclusive nas consultas ginecológicas e Hingo ressalta que a iniciativa visa respeitar os direitos femininos proporcionando um ambiente de prevenção, mais acolhedor e inclusivo nos serviços. 

Em âmbito nacional a lei nº 14.737 trata do mesmo objetivo. Porém demarca que o direito deve ser exercido em qualquer consulta médica ou exame sem estabelecer uma área específica. A diferença entre o projeto do município é que demanda uma penalidade para as unidades e especifica uma área de atuação para a fiscalização.

Por Leandra Lima / Foto: Fraime TV Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida