Licitação para empresa que assumirá linhas operadas pela Cascatinha vai acontecer no dia 24 de abril

Por Raphaela Cordeiro

Na noite desta quarta-feira (27), a Prefeitura de Petrópolis anunciou que a licitação para a contratação da empresa que assumirá as linhas hoje operadas pela viação Cascatinha, em Petrópolis, vai acontecer no dia 24 de abril. A licitação acontecerá na modalidade “maior oferta pela outorga da concessão”.

A empresa que ganhar a licitação deverá ter 46 ônibus no total, sendo 13 micro-ônibus, 6 midis e 27 básicos. O contrato da operação terá um prazo de 20 anos, podendo ser prorrogado por mais 20, de acordo com a legislação municipal. O valor mínimo que poderá ser oferecido pela empresa interessada é de R$ 4.088.395,62, sendo que o total do serviço ao longo dos vinte anos é estimado em R$ 408.839.562,00. 

No edital de licitações publicado no Portal da Transparência da Prefeitura e no Portal Nacional de Compras Públicas, o Governo Municipal aponta que o processo licitatório teve início após determinação do Tribunal de Contas do Estado (TCE) e do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ). A empresa vai operar as 28 linhas de ônibus das regiões do Retiro, Carangola, Roseiral e Estrada da Saudade.

De acordo com o edital de licitação, são 11 linhas na região do Retiro, duas no Roseiral, sete na Estrada da Saudade e oito linhas na região do Carangola. Estas últimas, já estão sendo atendidas emergencialmente pela viação Cidade das Hortênsias, desde julho de 2022. Na época, a Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTRans) determinou que a Cascastinha deixasse de operar estas linhas por conta das constantes quebras de veículos e atrasos nos horários. As oitos passarão a ser atendidas pela nova empresa.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida