Moradores do Brejal pedem por intervenções urgentes nas estradas vicinais

Por Raphaela Cordeiro

Os moradores e produtores da região do Brejal, estão pedindo, com urgente, por intervenções nas estradas vicinais da região. Isto porque, sempre que chove, as estradas ficam praticamente intransitáveis. Desde a última quinta-feira (28), com as fortes chuvas que atingiram a cidade de Petrópolis, as estradas de Rio Bonito e a estrada do Xingu que são de terra, estão enlameadas e já somam incontáveis buracos.

O problema é recorrente na região, isto porque, as estradas não recebem intervenções com soluções efetivas há anos. “Essas estradas são usadas por cerca de dez produtores, além dos moradores da região. Essa parte é uma das regiões mais movimentadas do Brejal, que tem um grande fluxo de carros. A gente não tem boa manutenção e quando chove, fica difícil”, disse Flávio Mello, presidente da Associação de Moradores do Brejal.

Os moradores e produtores pedem ao Poder Público que não sejam tomadas apenas medidas paliativas e sim, que haja intervenções definitivas. O maior problema, de acordo com Flávio Mello, está relacionado à falta de bueiros nas estradas, o que impede o escoamento da água das chuvas. “Chove e não tem bueiro e nem boa manutenção. Não tem nenhum tipo de drenagem. Quando é sábado, dia de recolher os produtos, vem a preocupação. Domingo é dia de descer com essas mercadorias e não tem como passar nas estradas”, disse.

A manutenção das estradas é feita pela Agência Regional da Posse, da Prefeitura de Petrópolis. De acordo com o presidente da Associação de Moradores do Brejal, a manutenção é feita pela Regional que procura ajudar os produtores, mas é necessário que a medida seja definitiva. “A Regional é bastante atuante e nos ajuda. Mas falta mais incentivo da Prefeitura. Os trechos que tem bueiro, vivem entupidos, ou seja, é um problema que precisa ser resolvido”, disse Flávio.

A região conta com pouco mais de 80 km de estradas vicinais, que não recebem nenhuma ou pouca manutenção. São aproximadamente 60 produtores e 200 agricultores na região. Hoje, Petrópolis é considerada a Capital Estadual dos Produtos Orgânicos e isso, se dá, em sua maior parte, por conta da produção que vem do Brejal. As estradas também são utilizadas pelos alunos que tentam chegar às escolas municipais da Posse. Sem contar que a região também é visitada por turistas que buscam conhecer a área rural da cidade.

A nossa equipe procurou a Prefeitura de Petrópolis para saber se há projetos para obras nas estradas vicinais da Posse, mas até o fechamento desta edição, não obtivemos retorno.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida