Cães da Guarda Civil de Petrópolis podem ser treinados para assistência judiciária

A Câmara Municipal aprovou uma indicação legislativa que altera a Lei Municipal n.º 8.208/2021, e inclui como atribuições do Canil da Guarda Civil de Petrópolis a assistência judiciária, quando existir convênio entre o município e o Poder Judiciário do Estado do Rio de Janeiro. A proposta é que cães de assistência judiciária recepcionem crianças e adolescentes vítimas de algum tipo de abuso ou abandono, contribuindo para a humanização do ambiente forense.

Os cães também terão a função de facilitar a criação de vínculo entre a equipe de psicólogos do Tribunal de Justiça e passarão por treinamento especializado. “A ideia é que sejam feitos testes de comportamento para saber se tem o animal possui o perfil para atuar nesta situação. Será um ambiente diferente para o cão, por isso, é importante que conheçam o local, não se distraiam com facilidade e se acostumem com o ambiente”, explica o parlamentar.

A proposta aguarda análise do Poder Executivo.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida