Vereadora solicita regulamentação da Lei que beneficia agricultura familiar em Petrópolis

Nesta terça-feira (09), foi aprovado pela Câmara Municipal, a indicação legislativa de autoria da vereadora Júlia Casamasso, representante da Coletiva Feminista Popular, destacando a necessidade de regulamentação da Lei nº 8.338/2022.

Esta lei estabelece um percentual mínimo de recursos a serem destinados nas aquisições de hortaliças (legumes e verduras) realizadas por órgãos e entidades da administração pública do município. O objetivo é fortalecer a produção local, priorizando os agricultores familiares, empreendedores familiares rurais e suas organizações, incluindo assentamentos da reforma agrária, comunidades tradicionais indígenas e comunidades quilombolas.

A justificativa apresentada pela vereadora ressalta os desafios enfrentados, incluindo a competição desigual com grandes monoculturas, que muitas vezes levam à migração dos pequenos agricultores para outras atividades ou até mesmo ao abandono da terra.

Júlia Casamasso destaca a importância de políticas públicas que valorizem a agricultura familiar, contribuindo para a segurança alimentar, o desenvolvimento rural sustentável e a preservação da identidade cultural e ambiental do município de Petrópolis.

“Estamos felizes com a aprovação, essa é uma reivindicação histórica para do COMSEA (Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional Sustentável) e torcemos para que seja acatada pelo Poder Executivo e se torne lei. Essa medida é um passo para garantir a segurança nutricional e também para fortalecer o trabalho dos pequenos agricultores, que têm papel fundamental no município”, destaca a parlamentar.

Diante dessa realidade, a regulamentação da Lei nº 8.338/2022 se torna essencial para garantir o estímulo e a proteção da agricultura familiar em Petrópolis, evitando o esvaziamento do patrimônio agroalimentar local e promovendo a sobrevivência dos produtores familiares e de suas organizações.

Foto: Agência Brasil

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida