Petrópolis recebe Ministério da Saúde e Secretaria de Estado para apresentação dos Indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa

Rafael Magalhães, representante técnico da Política de Saúde do Homem na Região Sudeste do Ministério da Saúde e o coordenador estadual do Programa Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem, Giovani Dimas, estiveram em Petrópolis para a apresentação dos ‘Indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’, elaborado pela Área Técnica da Saúde do Homem. A apresentação do trabalho feito pela Prefeitura, por meio da Secretaria de Saúde, ocorreu na última quarta-feira (10), na Casa dos Conselhos, anexo ao Palácio Sérgio Fadel, sede da Prefeitura.

O representante do Ministério da Saúde, Rafael Magalhães, destacou a excelência do serviço oferecido pelo município, principalmente com a realização de ações ‘extra muros’, ou seja, promovidas além das unidades de saúde.

“É importante destacar que a saúde do homem não é só falar de próstata, e Petrópolis vai além. Vemos aqui práticas exemplares para promover o direito à saúde ao público masculino e percebemos que a estratégia e a gestão são pontos fortes do município”, destacou.

“Os indicadores da Saúde do Homem como Experiência Exitosa’ trata-se de um documento que reúne dados sobre a população masculina do município e os serviços em saúde ofertados via SUS.

“A elaboração deste documento é um marco para o município pois apresenta o perfil da população masculina e reúne todas as ações junto a este público. São dados que nos dão base para evoluir e garantir, cada vez mais, qualidade na assistência de prevenção e saúde do homem”, disse Maria Eduarda Possato, coordenadora da Área Técnica da Saúde do Homem.

Hoje, o município de Petrópolis tem 56% do público masculino de 20 a 59 anos (público alvo do Programa Saúde do Homem), cadastrado nas unidades da rede básica de saúde onde são desenvolvidas as ações de prevenção, consultas e demais cuidados de forma integral.

Guia do parceiro

Ainda no encontro, o município recebeu do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado de Saúde a primeira cópia da segunda edição do Guia do Pré-Natal do Parceiro, material voltado aos profissionais de saúde que reúne orientações para estimular a participação do homem no acompanhamento do pré-natal de suas parceiras.

No encontro, o secretário de Saúde de Petrópolis, Marcus Curvelo, falou sobre a importância da atuação em conjunto entre município, estado e federação para o avanço do SUS. Em relação ao guia, ressaltou a necessidade da desmistificação da masculinidade em nossa sociedade no que se refere ao seu papel dentro da família. “Precisamos discutir o assunto e avançar como sociedade para o homem não se veja meramente como um ator na reprodução, mas que veja que tem um papel fundamental na responsabilidade da criação daquele ser humano”, ressaltou.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida