Unidade de Terapia Oncológica no Hospital Alcides Carneiro realiza mais de 3 mil atendimentos no primeiro mês

Inauguração no novo espaço foi possível devido a parceria entre o CTO e o HAC, que amplia e fortalece o acesso ao tratamento oncológico em Petrópolis

Um mês após sua inauguração, a Unidade de Terapia Oncológica Dr. Francisco Roberto Millington, administrada pelo Centro de Terapia Oncológica (CTO), no Hospital Alcides Carneiro (HAC), já demonstra impacto significativo no tratamento de câncer em Petrópolis. A unidade realizou 3 mil atendimentos nesse período. O local reúne todos os serviços de oncologia oferecidos pelo SUS, desde diagnóstico até quimioterapia. Ao todo, são mais de dez novos pacientes oncológicos recebendo o diagnóstico por dia e mais de 40 famílias que dependem do trabalho do CTO.

Carla Ismael, Oncologista e sócia do Centro de Terapia Oncológica (CTO), diz que a unidade é um sonho de muito tempo e que já no primeiro mês mostra sua importância para os pacientes do SUS. “Estamos felizes em ver que o projeto não apenas se realizou, mas está funcionando com a eficiência que planejamos e mantendo o que tanto prezamos nesses 45 anos de existência do CTO em Petrópolis, que é o atendimento humanizado e de qualidade para os pacientes”.

Antony Araujo , Diretor do CTO, esteve à frente de todas as medidas necessárias para colocar o novo espaço em funcionamento junto à Secretaria de Saúde. Ele destaca a importância da integração da unidade com o hospital e afirma que estão previstas ainda intervenções para garantir a melhoria contínua do atendimento aos pacientes do SUS. “Já temos projetos para melhoria e ampliação da unidade, visando acomodar os novos tratamentos oncológicos que surgem a cada dia”, afirma.

Secretário de Saúde de Petrópolis, Ricardo Patuléa lembra que desde 2017 o atendimento aos pacientes oncológicos do SUS estava ameaçado de ir para Nova Friburgo devido a uma regra do Ministério da Saúde, que não estava sendo cumprida, que era ter a unidade de tratamento aos pacientes do SUS dentro do Complexo do HAC. Com a parceria com o CTO foi possível garantir a continuidade do atendimento em Petrópolis.

A inauguração do espaço, no dia 24 de junho, contou com a presença da Ministra da Saúde, Nísia Trindade, que ressaltou a importância dessa unidade para a região. “É um centro do SUS que vai fazer a diferença em Petrópolis e é absolutamente integrado ao programa de Mais Acesso a Especialistas. As pessoas não podem ter que esperar muito tempo para exames e tratamentos oncológicos quando precisam”, declarou.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida