Museu Imperial apresenta ‘Fale-me de Petrópolis’

O Museu Imperial promoverá, no dia 31 de outubro de 2024, às 14h30, na Biblioteca do Museu Imperial, mais uma edição do “Fale-me de Petrópolis”, desta vez com o tema “O escritor Fernando Py e a cidade de Petrópolis”. O encontro contará com a presença de Maria Celina Soares de Mello Silva, que abordará a vida e a obra do poeta, tradutor e crítico literário Fernando Py, explorando sua conexão com a cidade de Petrópolis por meio de seu acervo pessoal. 

Fernando Py residiu em Petrópolis durante a maior parte de sua vida e foi um membro ativo das academias petropolitanas de letras e poesia. Ao longo de sua trajetória, formou um acervo literário notável, que inclui uma vasta biblioteca e um arquivo pessoal repleto de documentos relevantes, como obras raras e correspondências com escritores de renome. Sua vida literária não apenas projetou Petrópolis no cenário nacional, mas também internacional, especialmente através de colunas literárias publicadas em periódicos da cidade e em jornais do Rio de Janeiro, São Paulo, Belo Horizonte e Porto Alegre.

A correspondência preservada por Py está repleta de exemplos que evidenciam sua profunda conexão com Petrópolis. Em reconhecimento ao seu trabalho, ele recebeu diversos prêmios e homenagens na cidade, incluindo o título de “Cidadão Petropolitano”.

Sobre a convidada

Maria Celina Soares de Mello Silva é graduada em Arquivologia pela UFF, com especialização em Documentação e Informação pelo convênio IBICT/UFRJ, mestrado em Memória Social e Documento pela UNIRIO e doutorado em História Social pela USP. Ela realizou um estágio técnico internacional em arquivos no Arquivo Nacional da França. Anteriormente, foi arquivista do Museu de Astronomia e Ciências Afins e do Museu Imperial.

Atualmente, é docente do Mestrado em Preservação de Acervos de Ciência e Tecnologia do MAST, onde foi a primeira coordenadora. Com experiência no tratamento de arquivos de ciência e tecnologia e arquivos pessoais, atualmente organiza o arquivo pessoal do escritor Fernando Py para o Instituto Moreira Salles.O Museu Imperial convida a todos a participar deste evento, que visa aprofundar o entendimento sobre a valiosa contribuição de Fernando Py para a literatura e a cultura de Petrópolis.

Foto: divulgação

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida