O Segurança Presente Petrópolis está completando um ano nesta sexta-feira (1.11) com resultados significativos: redução de 70% nas ocorrências de furto a pedestres e 50% nos casos de roubos a estabelecimentos comerciais. Ocorrências de furtos de aparelhos celulares também estão 21% menores. Os índices são referentes a ocorrências registradas dentro da área de atuação do programa, considerando os horários em que as equipes estão em patrulhamento nas ruas, em um comparativo com dados do mesmo período do ano passado – antes do reforço no policiamento.
O Segurança Presente é um programa da Secretaria de Estado de Governo, criado para fortalecer a segurança por meio do policiamento de proximidade em áreas de grande circulação de pessoas. O programa foi implementado em Petrópolis, pelo então secretário de Estado de Governo, Bernardo Rossi, que hoje está a frente da Secretaria de Estado do Ambiente e Sustentabilidade. A inauguração teve a presença do governador Cláudio Castro.
A equipe do Petrópolis Presente é formada por 31 policiais, agentes civis, assistente social, e conta com 12 viaturas – entre carros e motocicletas que circulam pelo centro da cidade das 8h da manhã às 20h, de domingo a domingo. As equipes também atuam em Itaipava nos fins de semana e feriados.
Em um ano de trabalho as equipes do Petrópolis Presente fizeram 25.069 abordagens a suspeitos e efetuaram 50 prisões. Em um dos casos, registrado no último dia 21, policiais do Segurança Presente Petrópolis, em ação conjunta com policiais da 106ª DP, prenderam um homem acusado de feminicídio. A abordagem aconteceu no terminal rodoviário do Centro. O acusado foi levado para a Delegacia de Itaipava (106ªDP), onde após ser ouvido e apresentar sua versão dos fatos, a autoridade policial solicitou a prisão cautelar, cujo pedido foi acolhido pela Justiça, ficando o acusado preso.
Ao longo deste um ano, as equipes também já detiveram motoqueiros que colocavam a vida de pedestres em risco por condução perigosa nas ruas; assim como outros por conduzir motocicletas com placas de identificação adulteradas; encaminharam para a delegacia um homem em situação de rua por tentativa de homicídio durante uma briga nos arredores do terminal rodoviário do Centro; detiveram um homem acusado de estupro contra uma criança, além de efetuarem prisões em flagrante por furtos a estabelecimentos comerciais no Centro, entre outras ocorrências.
As equipes também estiveram atentas a situações atípica na cidade, atuando por exemplo, no resgate de um cachorro que caiu no Rio que corta a Rua do Imperador (Rio Quitandinha). Ações sociais também foram realizadas, como a entrega de brinquedos a crianças que vivem em abrigos da cidade.
A coordenadora do Segurança Presente Petrópolis, capitão Luciana Paes, destaca que a interação com a população é fundamental para os bons resultados do trabalho. “Essa interação com os moradores e comerciantes da região de atuação das equipes faz toda a diferença em nosso trabalho. O Segurança Presente é um policiamento de proximidade. Esse é o grande diferencial do nosso trabalho. Desde de que chegamos buscamos fortalecer esta parceria com a população”, explica a Capitão Luciana Paes, pontuando que o contato com a equipe pode ser feito via WhatsApp pelo número 9.9203-5042.
Foto: divulgação