Câmara aprova “Plano Municipal de Letramento Digital nas Escolas da Rede Pública”

Petrópolis poderá contar com um “Plano Municipal de Letramento Digital nas Escolas da Rede Pública de Ensino”. O Projeto de Lei foi aprovado em sessão plenária realizada na terça-feira (29) e tem como objetivos promover habilidades de leitura, escrita e interpretação dos alunos da rede municipal de ensino público nos ambientes digitais, prevenir a propagação de discursos de ódio e de violência nas escolas públicas municipais, combater a disseminação de desinformação no âmbito digital além de incentivar as boas práticas e usos das tecnologias digitais.

Letramento digital é a compreensão e capacidade de interpretar, criar e desenvolver habilidades de leitura e escrita no cenário tecnológico. O texto do PL prevê palestras de educação digital promovendo o letramento digital em todos os níveis de escolaridade como parte da aprendizagem crítica ao longo do ciclo escolar e a capacitação de profissionais da educação da rede pública para alertar alunos e toda comunidade escolar sobre os riscos sociais da propagação de discursos de ódio, violência e desinformação na internet. Poderão ainda ser realizadas parcerias com universidades e instituições da sociedade civil que atuem na área de tecnologias digitais da informação e comunicação além pesquisas para o desenvolvimento de práticas inovadoras na área.

“O relatório “21st-Century Readers: developing literacy skills in a digital world” (OECD, 2021) aponta que 67% dos jovens brasileiros de 15 anos de idade não conseguem distinguir o que são fatos de opiniões. Este alto índice gera um ambiente propício para a difusão massiva de conteúdos desinformativos e violências no âmbito escolar. Em Abril de 2023, as escolas petropolitanas viveram um cenário de ameaças e violências nas escolas advindas do meio digital. A capacitação de profissionais da educação e alunos da rede pública de ensino de Petrópolis é fundamental para evitar futuros episódios de disseminação de violência”, alertou Júlia.

Ressaltando que a Base Nacional Comum Curricular, do Ministério da Educação, já contempla o desenvolvimento de competências e habilidades relacionadas ao uso crítico e responsável das tecnologias digitais.

O Projeto de Lei segue agora para análise do Executivo Municipal.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida