Defesa Civil de Petrópolis lança Plano Verão 2024-2025

A Defesa Civil de Petrópolis apresentou nesta segunda-feira (04) o Plano de Contingência para as chuvas intensas de verão 2024/2025. O encontro, que foi realizado na Casa de Educação, contou com a presença do prefeito Rubens Bomtempo, o secretário de Defesa Civil, tenente-coronel BM, Rodrigo Werner, representantes das secretarias de Educação e Obras e o presidente da Companhia Petropolitana de Trânsito e Transportes (CPTrans), Diogo Fernandes. Os principais pontos do Plano apresentados por Rodrigo Werner são a implementação do Cell Broadcast, do aumento do corpo técnico da Defesa Civil e a mudança no posicionamento das câmeras da cidade, que agora estão apontadas para os rios, assim, implementando a perspectiva hidrológica.

Em fevereiro de 2022, chuvas extremas atingiram a cidade, ocasionando a morte de mais de 240 pessoas. O Plano é de suma importância para a prevenção de desastres como esses, já que define o que cada órgão e cada instituição deve fazer no caso de acionamento para resposta às chuvas. Em entrevista ao Correio Petropolitano, o secretário de Defesa Civil, Rodrigo Werner, comentou as principais mudanças entre o Plano Verão lançado no ano de 2022, para o documento deste ano.

“Eu acho que a gente tem hoje ferramentas diferentes, temos principalmente um corpo técnico maior – mais meteorologistas e hidrólogos. Mas inevitavelmente aquela experiência danosa [tragédia de 2022] nos trouxe uma necessidade de mudança de procedimento: mobilização dos pontos de apoio previamente; constituição de um gabinete de crise; e a relação com a sociedade, com o voluntariado e com os colaboradores. Tudo isso eu entendo que já foi um ganho de procedimentos, metodologias e tecnologias, que permitem hoje uma ação melhor”, afirmou Werner.

O secretário também entende que há pontos a serem melhorados quanto à prevenção de tragédias. “Os mecanismos de predição – aqueles que nós conseguimos enxergar a possibilidade de ocorrência – estão melhorando e ainda precisam melhorar. Mas a forma de trabalhar já foi muito alterada desde 2022”, completou Werner.

Novidades

Outras principais novidades para o Plano Verão 2024-2025 é a implementação do ‘Cell Broadcast’, uma projeto do Governo Federal que prevê o envio de mensagens de alerta emergências da Defesa Civil para todos os números registrados em determinado município, e também a mudança do posicionamento das câmeras do Centro Integrado de Monitoramento e Operações de Petrópolis (Cimop), que agora além de observar as principais vias, também é possível ter um acompanhamento hidrológico já que estão apontadas diretamente para os rios do município.

Cell Broadcast é um projeto do Centro Nacional de Gerenciamento de Riscos e Desastres (Cenad) da Defesa Civil Nacional, em colaboração com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) que, diferente das mensagens enviadas pelos órgãos de Defesa Civil aos cidadãos pré-cadastrados na plataforma, permite que o aviso seja emitido nos celulares de todas as pessoas independente de cadastro. Petrópolis foi o primeiro município da Região Serrana do Estado do Rio de Janeiro a receber os testes do novo projeto, em agosto deste ano.

O sistema opera através das redes de telefonia celular, sendo capaz de transmitir alertas emergências, com aviso sonoro e vibratório, fazendo com que eles sobressaiam a qualquer conteúdo em uso na tela do celular do cidadão. Outro ponto em destaque é o fato de o sistema funcionar em aparelhos que estejam em modo silencioso ou não perturbe, chamando a atenção do usuário. “A gente acredita muito nessa ferramenta e espera salvar muitas vidas”, enfatizou Werner.

Plano 2024-2025

Também serão realizadas duas ações promovidas pela Defesa Civil, ainda neste ano, já tomando como base o novo Plano. No dia 29 de novembro, será realizado um treinamento de evacuação com 54 escolas do município. E no dia 30 de novembro, na comunidade São Sebastião, haverá um treinamento com a comunidade envolvendo órgãos da estrutura municipal e todos os procedimentos simulando uma operação real.

“A contribuição da população é fundamental para o sucesso das operações. O mapeamento só pelo poder público não traz ganho à população de um modo integral. Eles têm trazido as melhores rotas e procedimentos, temos construído isso junto da comunidade. A parte de construção já foi finalizada e agora precisamos devolver para a população, apresentá-los até para ver se concordam com tudo que foi concretado e faremos isso até o fim desta quinzena”. O Plano de Contingência Verão 2024-2025 estará disponível para a população no site oficial da Prefeitura: www.petropolis.rj.gov.br.

Por Gabriel Rattes/ Foto: Hugo Petersen/TV Correio da Manhã

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida