27% dos turistas que foram ao RJ pretendem visitar outras cidades do estado, diz pesquisa da Fecomércio

Cidade histórica, Petrópolis tem oportunidade de atrair parte desse público

Uma recente sondagem realizada pelo Instituto Fecomércio de Pesquisas e Análises (IFec RJ) revelou que 27% dos turistas que visitam a cidade do Rio de Janeiro têm grande interesse em explorar outras cidades do estado. Com um fluxo turístico intenso na capital, o desafio agora é transformar esse interesse em viagens efetivas para o interior, destacando destinos como Petrópolis, na Região Serrana.

A pesquisa, que entrevistou 1.001 turistas nacionais e estrangeiros entre os dias 27 de agosto e 1º de setembro, mostrou que a percepção positiva sobre a segurança pública no estado aumentou significativamente após a estadia, passando de 32,4% para 66,3%. Essa melhoria na sensação de segurança pode incentivar os visitantes a expandirem seus roteiros e explorarem outras regiões, como Petrópolis, enriquecendo sua experiência no Rio de Janeiro.

“Petrópolis, conhecida por seu rico patrimônio histórico e cultural, oferece uma complementaridade única à vivência na capital. O desafio é converter o alto interesse demonstrado pelos turistas em visitas concretas à cidade. Para isso, é fundamental investir em estratégias que facilitem o acesso e promovam os atrativos locais, como pacotes turísticos integrados, melhorias no transporte e maior divulgação das atrações”, destaca o presidente do SindTurismoPetrópolis, Germano Valente.

A pesquisa também destacou que 81,2% dos turistas consideram importante ou muito importante ter opções de hospedagem sustentáveis, e 76,7% estão dispostos a pagar mais por esse tipo de acomodação. Petrópolis pode aproveitar essa tendência, pois dispõe de diversas opções de hospedagem que adotam práticas sustentáveis, alinhando-se aos interesses dos viajantes contemporâneos.

As redes sociais também exercem grande influência na decisão dos turistas, com 13,8% sendo impactados pelo Instagram. Ao intensificar a presença digital e promover suas belezas naturais, patrimônios históricos e eventos culturais nessas plataformas, Petrópolis pode atrair a atenção de potenciais visitantes e estimular o desejo de conhecê-la.

“Transformar o elevado interesse dos turistas em viagens efetivas para Petrópolis é essencial para fortalecer o turismo no interior do estado. Com ações coordenadas entre o poder público e a iniciativa privada, a cidade tem potencial para se firmar como um destino indispensável para quem visita o Rio de Janeiro, enriquecendo a experiência dos turistas e impulsionando a economia local”, conclui Germano. 

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida