Iniciativa privada instala primeira lixeira de reciclagem de Petrópolis no Catobira, em Itaipava

Projeto é idealizado pela Opensat, que já revitalizou e monitora 16 lixeiras na cidade

A primeira lixeira reciclável de Petrópolis foi instalada neste sábado (23), na Estrada do Catobira, em Petrópolis. A iniciativa é da Opensat Soluções, que lidera um projeto inovador e preocupado com o meio ambiente, com o apoio da CRAS Madeira, Ita Verde, ICMBio, APA Petrópolis e Nosso Jardim Plantas Ornamentais. A instalação da lixeira marca um avanço na conscientização ambiental e no cuidado com os espaços públicos da cidade, que estão abandonados pelo Governo Municipal. A lixeira foi instalada no viaduto do Catobira, ao lado de uma caçamba previamente revitalizada pela Opensat, reforçando o compromisso da iniciativa com a limpeza urbana e a sustentabilidade.

O projeto da Opensat, sem fins lucrativos e independente de apoio governamental, começou em 2022 e se compromete com ações de limpeza, revitalização de caçambas de lixo e instalação de câmeras de monitoramento para coibir o descarte irregular de entulhos. Até o momento, 16 locais foram beneficiados com a revitalização das caçambas e jardinagem, que transforma áreas antes tomadas pelo lixo em espaços mais verdes e sustentáveis.

“Nossa missão vai muito além de instalar lixeiras ou revitalizar espaços. Queremos transformar a maneira como as pessoas enxergam o lixo. Cada resíduo descartado corretamente é uma oportunidade de gerar renda para famílias, preservar o meio ambiente e construir uma cidade mais limpa e consciente”, afirma Cesar Magno, gestor da Opensat.

A lixeira reciclável, inédita na cidade, possui compartimentos para o descarte correto de papel, plástico, metal e vidro, além de recipientes exclusivos para tampinhas de garrafa plástica, instaladas em parceria com a APA Petrópolis.A iniciativa coleta tampinhas que são trocadas por recursos destinados à doação de cadeiras de rodas e ração para animais resgatados pela associação.

Petrópolis rumo ao “Lixo Zero”

A Opensat, gerida por Cesar Magno, que também é embaixador do projeto Lixo Zero em Petrópolis, busca expandir o alcance dessa iniciativa. A meta é instalar lixeiras recicláveis em todos os pontos revitalizados e seguir expandindo o monitoramento e a revitalização em outros bairros. Queremos que Petrópolis se torne referência em sustentabilidade e descarte consciente, mostrando que, juntos, podemos fazer a diferença. A questão do lixo não é apenas um problema da prefeitura, é uma responsabilidade de todos nós. Cada resíduo colocado no lugar correto pode mudar vidas, gerando renda para quem trabalha com reciclagem”, destaca Magno.

A instalação da lixeira reciclável faz parte de um esforço maior para transformar Petrópolis em uma cidade “Lixo Zero”, onde até 90% dos resíduos possam ser reaproveitados. A crise no sistema de coleta de lixo local ressalta a urgência de ações como essa.

Apoio e perspectivas futuras

A inauguração contou com a presença do vereador Júnior Paixão, que apoia o projeto desde o início e afirma que está em busca de maior apoio para a expansão do projeto. “Eu estive com o Secretário do Meio Ambiente, Bernardo Rossi, e ele comentou que o INEA está pronto para somar nesse projeto junto com a Opensat. Vamos marcar uma reunião para podermos somar mais ainda para a nossa cidade”, afirmou o vereador.

Em breve, o local onde a lixeira foi instalada, no Catobira, receberá melhorias adicionais, como iluminação e uma intervenção artística em grafite, reforçando o compromisso com um espaço público mais limpo e seguro. Com 28 anos de atuação, a Opensat Soluções segue além de sua expertise em tecnologia, assumindo um papel essencial na preservação ambiental. “Monitoramos 24 horas as lixeiras revitalizadas para garantir o uso correto e evitar o descarte inadequado. Queremos oferecer espaços públicos mais limpos e agradáveis para toda a população”, conclui Cesar Magno.

Com quase três décadas no mercado, a Opensat Soluções é reconhecida por sua excelência em serviços de internet e segurança colaborativa. Hoje, alia inovação tecnológica ao compromisso ambiental, trabalhando para tornar Petrópolis um exemplo de sustentabilidade e consciência coletiva.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida