Câmara Municipal aprova programa de apoio a famílias de pessoas com TEA

A Câmara Municipal de Petrópolis aprovou, nesta terça-feira (4), um projeto de lei que institui o Programa de Acolhimento e Capacitação para Pais ou Responsáveis de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA). A proposta, de autoria da vereadora Gilda Beatriz, visa oferecer suporte psicológico pós-diagnóstico e promover ações educativas, como palestras e cursos, voltadas ao entendimento do TEA.

De acordo com o texto, o programa será composto por uma equipe multidisciplinar, incluindo psicólogos, psiquiatras e neurologistas, garantindo apoio especializado, tendo como objetivo proporcionar aos responsáveis ferramentas práticas para o cuidado adequado das pessoas com TEA, além de disseminar conhecimento sobre o transtorno na sociedade.

O projeto reforça a necessidade de suporte público para atender famílias que, em sua maioria, não têm condições de custear assistência especializada. O crescimento significativo no número de diagnósticos de TEA e a dificuldade de acesso a informações adequadas tornam a iniciativa essencial para a inclusão e bem-estar das pessoas com autismo e seus familiares.

A proposta agora segue para sanção do prefeito.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida