Programa Gratuito de Residência em TIC Software está com inscrições abertas até 8 de janeiro

Residência em TIC do Serratec é um programa de qualificação que já formou mais de 1000 pessoas em um mercado que sobram vagas e faltam profissionais qualificados.

Estão abertas as inscrições para mais um ciclo do Programa de Residência em TIC do Serratec, o Parque Tecnológico da Região Serrana do Rio. São 130 vagas que se destinam a moradores das cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. O programa é gratuito e as inscrições vão até 8 de janeiro de 2025 e devem ser feitas através do site: http://serratec.org/residencia-new/. Os candidatos não precisam de conhecimento prévio em tecnologia, mas é preciso ter o ensino médio concluído e idade mínima de 18 anos até junho de 2025. Pessoas com diversidades funcionais (com deficiência e/ou neuro diversas), pesssoas pretas, mulheres e quem estudou em escola pública terão prioridade. As aulas online e ao vivo começam em março e vão até julho, num total de 770 horas de imersão no universo da tecnologia.
Os alunos selecionados vão compor a décima primeira turma de Software qualificada pelo Serratec e as vagas para o programa são bastante concorridas. Essa corrida para o mercado de tecnologia se explica por vários fatores. Um dos motivos é a transformação dos negócios, cada vez mais voltados para o digital, que traz em si uma carência por trabalhadores no mercado de tecnologia. Por sua vez, os jovens do século XXI são em sua maioria apaixonados pelo universo tech. O setor é um dos que mais contratou na última década em todo o mundo e deverá seguir contratando pelos próximos anos, inclusive no Brasil. Outro motivo da grande concorrência é a oportunidade que o Programa de Residência em TIC do Serratec oferece para pessoas que não tem acesso facilitado para se qualificar e entrar no mercado de trabalho.

São mais de cinco anos de Programa, mais de 1200 pessoas já qualificadas (até dezembro de 2024) e o índice de contratação imediata supera os 50%. Cicilia Paraquett, coordenadora da Residência em TIC Software, destaca a emoção em coordenar o projeto e ver a transformação de pessoas e empresas da Região Serrana do Rio: “É gratificante! Difícil achar outra palavra para descrever o privilégio de poder coordenar o Programa, que transforma vidas, mas não apenas dos residentes, mas das famílias. A integração entre a iniciativa privada, poder público, instituições de ensino e pesquisa são fundamentais, mas o diferencial está em não focar apenas no conhecimento técnico, mas também garantir o desenvolvimento das soft skills, ter as pessoas no centro do processo de aprendizagem e manter um olhar para a Comunidade Serratec.Dev.” ressalta.

O programa de imersão tecnológica é direcionado para preparar profissionais no desenvolvimento de software e aumentar a oferta de trabalhadores qualificados na área de tecnologia. Realizado pelo Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana, pela BRISA Sociedade para o Desenvolvimento da Tecnologia da Informação, Firjan SENAI e Sinditec, e, no ciclo 2025.1, com apoio do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), com recursos da Lei no 8.248, de 23 de outubro de 1991, e da Softex, no âmbito dos Programas e Projetos Prioritários de Informática (PPI) e do Programa MCTI FUTURO, além de universidades, organizações governamentais e empresas de TI da região, o curso alia conhecimento teórico e prático, para o aprendizado de linguagens de programação e desenvolvimento full stack (web e mobile). O residente também participa de experiências reais de projetos das empresas parceiras/investidoras, com tutores, mentores e problemas reais a serem resolvidos.

Além do conhecimento nas tecnologias abordadas, os residentes terão oportunidade de aprofundar e desenvolver soft skills, que são habilidades comportamentais e competências interpessoais fundamentais para o desenvolvimento profissional.

Para saber mais, acesse www.serratec.org, ou através do instagram @serratecoficial.

Sobre o Serratec
O Serratec – Parque Tecnológico da Região Serrana é uma instituição de ciência e tecnologia (ICT) privada, sem fins lucrativos e de interesse público. Principal indutor de negócios em TI do interior do estado do Rio de Janeiro, o Serratec é um parque tecnológico em desenvolvimento e também o mais abrangente do interior fluminense, abarcando as cidades de Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo e Areal. Signatário do Pacto Global da ONU desde agosto de 2024, é liderado pelo setor empresarial e contempla em sua governança universidades, centros de pesquisa, instituições governamentais e agências de fomento. Tem suas ações voltadas ao fomento do arranjo produtivo de empresas de base tecnológica da região, empreendedorismo e novos negócios, além de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) aplicada e formação de pessoas para a área de tecnologia da informação e comunicação (TIC). Constituído em junho de 2019, reflete o amadurecimento de um processo que começou há mais de 30 anos, incluindo o nascedouro da Petrópolis-Tecnópolis. Atualmente, o setor de tecnologia da região reúne mais de 400 empresas, fatura mais de 1,1 bilhões de reais e gera cerca de cinco mil postos de trabalho, desenvolvendo projetos estratégicos em tecnologia no Brasil e no exterior.

Related posts

Estácio Petrópolis promove Semana Nacional dos Cursos com muito conhecimento, inovação e conexão com o mundo profissional

Menos de duas horas após denúncia feita ao Linha Verde, UPAm Três Picos flagra crime ambiental em Itaipava 

Equipes do Samu são mobilizadas para salvar bebê de apenas sete dias de vida